Durante os primeiros 3 meses do bebê tudo parece um desafio a mais na vida materna.
Isto porque os primeiros 3 meses do bebê são considerados os mais difíceis da maternidade. A mãe passa por uma série de noites sem dormir, mamadas de hora em hora e tempo de colo infindável.
Os primeiros 3 meses do bebê parecem um túnel longo e escuro no qual precisamos caminhar. Sempre com medo de pisar em falso.
Há muitas lágrimas, pouco descanso.
>> Levantar e andar com o bebê: a ciência explica porque diminui o choro
Este período desafiador também é conhecido como o quarto trimestre. Ele é descrito pelo Dr. Harvey Karp como a época em que o recém-nascido esta se ajustando à vida fora do útero.
O momento é repleto de mudanças e desenvolvimento tanto do bebê como da nova mãe.
Este período também é conhecido como exterogestação. Que nada mais é do que uma gestação fora do útero, em quê o que mais conforta e acalma o bebê é o colo materno.
>> Atenda o choro do bebê: segundo pesquisa pais devem dar colo e atender seus bebês
Para os pais é estressante, frustrante e cansativo. Para o bebê também. O grande erro neste período é quando olhamos apenas para nossa situação de pais e esquecemos de olhar através do olhos do bebê.
Imagine você, chegar em um mundo novo depois de ter começado toda sua existência dentro de um útero escuro e quentinho.
Neste local, a voz da mamãe, o compasso dos batimentos de seu coração e seu jeito de caminhar eram a realidade da vida como um todo.
Os primeiros 3 meses do bebê não ficam fáceis de repente. Os desafios vão estar ali, dentro da sua casa. E naquele pequeno pacotinho de alegria estará também todo um mundo de novas fases para serem descobertas.
Felizmente, a natureza materna em grande parte dos casos, dá a mãe e a qualquer outro cuidador, um amor hard. Extremamente forte e inabalável. Um amor que mesmo durante as fases mais difíceis, faz com quê os pais tentem, a todo custo, dar o seu melhor. O humanamente possível, é claro.
Mãe e bebê com o tempo irão se adaptar um ao outro. Não será sempre divertido e fácil, mas valerá a pena. Viva um dia de cada vez. Os dias podem parecer longos nestes 3 primeiros meses, mas os anos passam rápido demais.
>> Crise dos 3 meses em bebê: o leite diminui aos 3 meses? O que esta acontecendo?