Os Croods faz uma clara alusão ao mito da Caverna de Platão, quando esta família da era das pedras desafia o medo e resolve explorar o que tem no mundo lá fora. “O novo é sempre ruim, nunca perca o medo”. Esta é a regra desta família da idade das pedras, mas eu vou falar um pouco sobre o motivo de achar o Filme Os Croods uma lição de vida.
Será mesmo que o novo é sempre ruim? E porquê deveríamos associar o novo sempre ao medo? É certo que ter medo é uma sensação básica que fez com que os homens sobrevivessem desde a idade das pedras até hoje e claro, o medo pode nos alertar sobre o perigo e nos direcionar para caminhos mais seguros.
Na idade das pedras talvez esta regra fosse a máxima da sobrevivência, hoje em dia ela é limitante e pode te impedir de traçar caminhos novos simplesmente por medo de tentar. E o medo pode nos paralisar por um tempo, mas não pode te impedir de seguir em frente.
Os Croods – Filme Completo
Os Croods é uma animação infantil e que eu já assisti com o meu pequeno a algum tempo, mas as reflexões que a animação sugere sobre a vida serve para toda a família, principalmente os adultos.Enquanto as crianças vão amar o cenário, os personagens, a aventura e emoção das situações vividas nas cenas, nós adultos iremos nos questionar sobre o que temos feito com nosso medo de descobrir o novo. E se temos realmente usado ele para nos impulsionar e não nos estagnar.
Se acomodar física e emocionalmente e não seguir a nossa “luz” interior que pede o tempo inteiro por movimento, mudança e, porque não, aventuras. Ao mesmo tempo em que a personagem principal Eep é uma adolescente que clama por mudanças, por poder ser quem ela realmente deseja e seguir seu caminho até então tão limitado pelo pai, o filme Os Croods, ressalta a importância da família, da união e do estar juntos.
De enfrentar os desafios que surgem na vida juntos. Mostra que a família pode ser um time vencedor e que alguns conceitos antiquados principalmente na mente dos mais velhos como o pai de Eep, podem ser mudados. A animação passa uma mensagem clara para os adultos: saia de sua zona de conforto. E como diz Eep para seu Pai Grug: “Sobreviver não é Viver“.
Na era de Os Croods, sobreviver era o objetivo. Em nossa era, viver além de sobreviver é muito mais interessante. Você vai rir e se emocionar com esta animação infantil com personagens, que apesar de serem tão truculentos, estão cheios de amor entre si.
Veja o trailer:
Atualmente já está disponível o Filme Os Croods 2 onde esta família da era das pedras vive novas aventuras. O primeiro filme lançado em 2014 falava sobre a era pré histórica, da vida na natureza e dentro das cavernas. O primeiro embate como mencionei acima era a abordagem sobre nosso medo de tentar coisas novas.
No segundo filme, a abordagem fala sobre as questões culturais e aceitação de povos diferentes. Não só explorar o novo é preciso, mas aceitá-lo e respeitá-lo também. Os Croods 2 trata com a delicadeza bruta das cavernas estas questões.
Há também questões relacionadas ao protagonismo feminino, a glamoralização do individualismo e a sensibilidade masculina. Eu poderia escrever um artigo para cada um destes itens, mas prefiro te aconselhar a assistir a versão 2 do filme sem te dar nenhum spoiller. 🙂
Leia também:
- Django livre: um filme sobre liberdade
- Filme Jane Got a Gun: Uma pistoleira cheia de garra
- Alguns dos melhores filmes para ver na Netflix
- Beat Bugs, a nova série infantil do Netflix com músicas dos Beatles
- Alguns dos melhores filmes para ver na Netflix
- Filme Jane Got a Gun: Uma pistoleira cheia de garra
- Filme O Quarto de Jack deixa nossos corações na mão