O Primeiro Ano de Uma Mãe é Transformador e Visceral

A maternidade nos faz aprender na hora, nos faz correr o risco da tentativa e isso não significa que esteja errado.4 min


2.4k shares
O primeiro ano de uma mãe
O primeiro ano de uma mãe
Advertisements

O primeiro ano de uma mãe certamente é um dos mais difíceis de lidar, apesar de ser emocionante.

Este primeiro ano também é o aniversário da mãe. Estamos aprendendo tudo, para muitas, desde cuidados básicos com um bebê até a lidar com todos os sentimentos, tanto de frustrações e alegrias. A ambiguidade é intensa em muitos momentos. O primeiro ano de uma mãe é o de seu nascimento e aniversário também.

>> 1,2,3 respira; serás mãe por toda uma vida

Advertisements

Muito se comemora o primeiro aninho do bebê, sim, claro, é o momento mais especial na vida de uma mãe. A festinha de primeiro ano do bebê costuma ser planejada com carinho as vezes com meses de antecedência e nos mínimos detalhes, a mãe quer mostrar o quanto seu bebê é amado.

Mas este primeiro ano também é o aniversário da mãe dedicada, carinhosa, presente, que tenta ser o tempo inteiro a melhor mãe possível para o seu filho.

Somos falhas, humanas… estamos o tempo inteiro exaustas e muitas vezes sem ajuda e companheirismo para seguir esta jornada.

Muitas vezes esta jornada é solitária e exige muito, mas o amor que bate no peito pelo filho é inabalável, invencível, supremo e anos faz seguir em frente.

>> Mãe sua vida vai mudar, vai parecer assustador, mas no fim…

Advertisements

O primeiro ano de uma mãe, é o primeiro de muitos anos de alegrias, incertezas, pedidos silenciosos de proteção ao filho, desejos puros de felicidade e amor.

O primeiro ano de uma mãe é conexão direta com aquele pequeno ser que ela trouxe ao mundo.

>> Ser mãe é se desprender da vida de antes

É culpa, exigência, perfeccionismo, cobranças dela com ela mesma.

É enfrentamento, resistência e reconstrução diante de um mundo que apesar de exaltar as mães como as mais importantes, na prática as julga. As confinam em espaços que seriam apenas para elas.

>> Por que mães que ficam em casa estão sempre cansadas

Advertisements

Um mundo que não se adapta a realidade dessas mães.

Que é inflexível em seus trabalhos, as fazendo muitas vezes ter que abandonar o trabalho pelo filho ou dedicar menos tempo do que gostaria ao filho pela urgência e necessidade do trabalho.

O mundo não é fácil para uma mãe. E as mães resistem bravamente.

Abrem mão de muito pelos filhos. Enfrentam a vida por eles. Se esquecem de si mesmas, se colocam por último e carregam pesos maiores do que qualquer um aguentaria. O primeiro ano de uma mãe deve ser comemorado, saudado, lembrado.

Ser mãe é transformador e visceral. É transcender de alguém que você nunca mais será para uma outra: nova e completa. 

Quando você estiver preparando o aniversário de um aninho do seu filho, lembre-se que esta festa também é sua: Feliz aniversário! ♥

Advertisements

Veja a homenagem que a Pampers do Japão fez para o primeiro ano de uma mãe, ou o aniversário da mãe:

Mãe sua vida vai mudar, vai parecer assustador, mas no fim…

Eu sei, pode até parecer assustador. Mudar assusta, dar um novo passo as vezes nos deixa inseguros. Afinal não sabemos o quão firme esta aquele chão. Mas não tenha medo se você não estiver preparada, a vida se encarrega de te preparar. Não há como fugir: mãe sua vida vai mudar.

Advertisements

A maternidade nos faz aprender na hora, nos faz correr o risco da tentativa e isso não significa que esteja errado. Com o tempo você aprende e lembra que o desespero inicial era maior do que a mudança.

Muitos vão tentar te apavorar e dizer: Você nunca mais vai sair, você nunca mais vai dormir. Você nunca mais…

Ahhh, o nunca mais…sempre tão inflexível com as novas mães. Calma. Vai sim. Você vai sair, você vai voltar a dormir. Tudo a seu tempo.

No início você terá que se dedicar exclusivamente, vai ser cansativo mas não vai ser ruim. É ali, naquele início que sua vida ganhará novas nuances, novas perspectivas. É ali naquele momento desesperado onde você se perguntará se vai dar conta que você vai renascer.

Advertisements

Sua vida vai mudar, vai se transformar. Tudo o que você achava que era importante antes, vai ganhar um novo patamar em sua vida. Aquilo que você pensava que era o mais importante, não será mais.

Screen Shot 2015-11-02 at 3.18.39 PM

Paciência. Esta será a sua grande aliada. A agarre como segura a mão de uma criança e dê passos firmes em direção a mudança.

E mesmo que de vez em quando o “você nunca mais…” surgir em seus pensamentos, lembre-se que o tempo não pára, que as coisas mudam e os bebês crescem. E sim, um dia, vão abandonar seu ninho. Quando isto estiver para acontecer, volte para o início deste texto, porque eu sei, vai parecer assustador…

Screen Shot 2015-11-02 at 3.18.53 PM

Ser mãe é ser testada, moldada, recalibrada e reconstruída. A maternidade é construtivista, te faz romper com o seu eu passado, te propõe uma nova abordagem, te fará vislumbrar novas direções e muitas outras possibilidades. Te liberta de todas as suas bases.

E quando você pensar em quem você era antes, vai perceber que era permanência contemplando uma janela e que hoje é efêmera, mutável e livre diante de uma porta aberta em que você pode avançar, interagir e recriar. Mãe, sua vida vai mudar.

Leia também:

Advertisements

Advertisements

Like it? Share with your friends!

2.4k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
2
Amei
Ouwn Ouwn
4
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)