Não se deve obrigar os filhos comer, diz pediatra Carlos González

2 min


A idéia de que não se deve obrigar os filhos comer, é do pediatra Carlos González. Além de outras maravilhosas idéias de criação.

Por que não se deve obrigar os filhos a comer? Dentre todas as suas idéias consideradas por muitos como “fora da curva” ou heterodoxas, tem uma coisa que as pessoas esquecem sobre as idéias do pediatra: elas falam de uma criação com amor e respeito, acima de tudo.

>> Picky Eater: criança seletiva para comer

E quando ele diz que “não se deve obrigar os filhos comer”, ele esta nos lembrando sobre este mesmo respeito e empatia que esperamos das pessoas, aplicadas aos nossos filhos.

Você já se sentiu obrigada a fazer algo sem vontade? Sabe o quanto é ruim. Uma criança não passa fome com um prato de comida disponível para que ela coma.

As nossas expectativas em relação a quantidade que nossos filhos comem são sempre maiores do que a capacidade do pequeno estômago deles de comer, já parou para pensar nisto?

>> Tamanho do estômago do bebê e mamadas frequentes

Segundo González, “Os pais têm ideias absurdas. Todas as crianças comem o que necessitam se houver comida, exceto se estiverem doentes

Em entrevista para a Folha, Carlos González falou sobre criação, expectativas altas demais e o quanto os pais geralmente estão mais desesperados do que realmente precisam sobre como e o que fazer na criação dos filhos.

González defende todas as idéias apoiadas pelo Mãe pop:

Estas idéias lhe parecem estranhas ou nada mais do que o próprio instinto materno nos impulsionando naturalmente?

Se pararmos para pensar, nosso instinto materno nos pede para fazer isto quase sempre. Quando ouvimos os outros e tentamos achar fórmulas mágicas é que entramos em algumas ciladas. Ou seja: ouça sempre seus instintos, você conhece seu filho melhor do que ninguém.

E como agir?

Para González, “os pais têm ideias absurdas sobre o que uma criança necessita comer. Ideias em parte criadas por profissionais que recomendaram quantidades equivocadas.

Todas as crianças comem o necessário, se houver oferta. A não ser que estejam doentes. Não se deve obrigá-las a comer nunca na vida, jamais, por nenhum método, em nenhuma circunstância.

Não se deve fazer promessas, dar prêmios, ameaçar castigar, fazer comparações nem chantagem emocional.”

Muitas mães reclamam que os filhos só querem comer guloseimas, e o pediatra é enfático sobre isto: “não compre”.

Seu filho vai comer o que estiver disponível para ele comer se sentir fome. Então os bons hábitos alimentares começam já no mercado.

Não coloque no carrinho aquilo que você não deseja que seu filho coma ou aquilo que não é saudável e esta sendo substituído pela comida de verdade.

“São os pais que têm de mudar de vida, devem comprar comida saudável e deixar os filhos em paz.”

Precisamos ser exemplo, isto já sabemos em todas as áreas da criação. Na alimentação é a mesma coisa. Se a oferta de alimentação for saudável, se você se alimentar de forma saudável, seu filho vai seguir seus passos.

Ter equilíbrio é fundamental. Como mãe, sabemos que em algum momento nossos filhos terão contato com uma guloseima ou outra, tanto na escola quanto no meio familiar, no entanto, precisamos saber dosar algumas coisas e ensinar que há hora para tudo.

Que o “de vez em quando” não significa todo dia. E principalmente deixar claro os benefícios da boa alimentação.


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual