Fazer um enxoval de bebê é maravilhoso. Pensar em cada pecinha de roupa, organizar tudo arrumadinho no quarto do bebê e montar um enxoval de bebê é uma das atividades mais gostosas da gravidez. Você sabe o que é preciso para montar um enxoval de bebê prático e ao mesmo tempo sem exageros?
Eu me senti perdida durante a gravidez e não sabia o que eu realmente iria precisar para montar um enxoval de bebê de forma prática e sem gastar muito. Afinal de contas, parece que não, mas custa muito caro montar o enxoval do bebê. Principalmente porque sentimos vontade de comprar tudo o que aparece em nossa frente. É tudo lindo demais. O que muitas mães de primeira viagem esquecem, é que o bebê cresce bem rápido.
E há roupas que sequer dá tempo de usar. É verdade! Eu perdi algumas peças porque no dia a dia optava pelo conforto e praticidade. Então meu bebê cresceu e muito do que comprei não foi usado. Para que você não passe por isso durante a montagem do seu enxoval de bebê, fiz uma lista do que usei no dia a dia.
Lista de enxoval de bebê
1. Lista de roupas para o bebê
- 3 cobertores quentinhos
- 4 mantas
- 10 body manga longa
- 10 body manga curta
- 10 calças
- 6 macacões manga longa
- 4 macacões manga curta
- 10 pares de meias
- 4 toucas (2 mais quentinhas e 2 mais frescas)
- 4 pares de luvinhas
- 4 casaquinhos de frio
>> Roupa do bebê: as mais usadas nos primeiros meses
2. Lista de utensílios para o dia a dia
- 1 banheira ou ofurô >> Como dar banho no recém-nascido: veja o passo a passo
- 48 Fraldas descartáveis para recém-nascido
- 15 fraldas de pano ou panos de boca (eu tive dos dois) >> Fraldas de pano ecológicas: conheça
- 1 pomada para assadura (lembrando que não precisa passar pomada em toda troca de fralda veja aqui >> Precisa usar pomada para assadura todo dia no bumbum do bebê?
- 1 Sabonete líquido da cabeça aos pés (super prático para a hora do banho)
- 1 Kit para cortar unhas do bebê
- 1 Termômetro digital
- 1 termômetro para água de banho (caso você tenha dúvidas sobre a temperatura ideal)
- 1 Kit de escova para o cabelinho do bebê
- 1 Aspirador nasal
- 1 carrinho de bebê
- 1 sling carregador para bebê
- 1 cadeirinha de carro 0-18k (vale a pena investir em uma cadeirinha que vá de 0 a 18k pois você usa por toda a primeira infância desde quando sai do hospital em vez de ter bebê conforto + cadeirinha – meu filho tem 5 anos e ainda uso a mesma que comprei quando ele era recém-nascido)
- 4 Sutiãs de amamentação (este é mais para você, me virei com 3) >> Sutiã de amamentação: Dicas de uso e mais 20 modelos lindos para se inspirar
3. Lista de roupas de cama para o bebê
- 3 jogos de lençóis para berço (eu me virei com apenas 2 por meses)
- 2 capas de colchão de berço ou para sua cama caso você vá fazer cama compartilhada (ela protege o colchão de molhar quando a fralda vaza – eu me virei com apenas 1)
- 3 toalhas de banho para bebê
>> Sono de bebê e co-sleeping: Dr. Sears explica os benefícios
Coisas que não são essenciais mas podem ser úteis:
- Almofada de amamentação >> Almofada e poltrona de amamentação: são realmente necessários?
- Babá eletrônica
- Livro de memórias do bebê
- Mala de maternidade
Coisas que você NÃO vai precisar:
Chupetas, mamadeiras, chuquinhas e leite artificial. Muitas pessoas compram estes itens ou ganham. Se você deseja amamentar seu bebê de forma prolongada e não ter problemas na amamentação, fique longe deles. Guarde o que ganhar e não compre nada destas coisas. O pós parto é intenso e difícil, ter estes itens a vista em casa te fará pensar em usá-los. O melhor é não ter. Saiba o motivo aqui: O ciclo de problemas: chupeta, mamadeira e baixa produção de leite materno
DICA DE MÃE:
Compre itens de segunda mão em grupos de desapego. Acredite: você vai usar por tão pouco tempo que não compensa investir em itens novos. Deixe para comprar novos, os itens de higiene e aqueles que você deseja muito.
Se prepare para amamentar lendo este artigo: Amamentação: Tudo o que você precisa saber para conseguir
Leia também: