Ter inteligência emocional significa não apenas controlar nossas emoções, mas entender e interpretá-las.
Além disso, para ter inteligência emocional é preciso responder as emoções dos outros com habilidades sociais e empatia.
Perceber quando o outro se sente triste, preocupado, nervoso ou triste. Se perceber também. A inteligência emocional pode ser até mais importante que o QI.
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Afinal, de quê adianta ser muito inteligente, mas não ter uma função emocional que te leve rumo ao sucesso pessoal e profissional?
Alguns pesquisadores sugerem que a inteligência emocional pode ser aprendida e fortalecida, enquanto outros afirmam que é uma característica inata.
Um outro conceito importante que surgiu no desenvolvimento da inteligência emocional foi a noção de inteligências múltiplas. Apresentado em meados da década de 1970 por Howard Gardner, introduzindo a ideia de que a inteligência era mais do que uma habilidade única e geral.
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Como ter inteligência emocional (IE)?
Há 4 níveis de IE:
- Percepção emocional
- Capacidade de raciocinar usando as emoções
- Capacidade de entender emoções
- Capacidade de gerenciar emoções
1. Percepção emocional
Perceber as emoções e entendê-las com precisão é o primeiro passo. Para isto é preciso estar atento aos sinais não verbais como a linguagem corporal e expressão facial.
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2. Capacidade de raciocinar usando as emoções
Pensar com emoção. Elas vão te ajudar a priorizar o que te faz bem e é mais importante para você.
3. Capacidade de entender emoções
Elas podem ter uma variedade de significado e aprender a entendê-las leva mais tempo. Mas observar suas emoções e a atitude que ela gerou, bem como a do outro, te fará também raciocinar com emoção.
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De qualquer forma, quando se trata do outro, imaginar o motivo de suas emoções será sempre uma conjectura provável, nem sempre a verdadeira.
4. Capacidade de gerenciar emoções
Regular as emoções, responder de forma apropriada as emoções do outro são aspectos importantes do manejo emocional. Para isso é preciso treino e muita reflexão posterior as emoções para formar um background de situações.
Basicamente:
- Ouça o outros e você mesmo,
- Se coloque no lugar dos outros e das situações que você vivenciará,
- Reflita sobre tudo isto antes de agir.
Características de uma pessoa com alta inteligência emocional
Empatia
Se colocar no lugar do outro será preciso para tentar entender suas emoções. Pessoas com muita inteligência emocional são capazes de considerar diferentes perspectivas, experiências e emoções e usar estar informações.
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Pensar antes de agir
Um evento altamente emocional pode fazer a maioria das pessoas explodirem e agirem sem pensar. Uma pessoa com alta IE, recebe a situação, pensa a respeito e depois toma uma providência. Isto permite que todos se acalmem e sejam mais racionais da tomada de decisões.
Pessoas emocionalmente inteligentes não são apenas boas em pensar como os outros se sentem, mas sabem também quais os sentimentos que vivenciam. Esta autoconsciência os permitem considerar uma série de fatores que contribuem para suas emoções e como resolver situações difíceis (ou sair delas).
A inteligência emocional é essencial para uma boa comunicação interpessoal. Compreender as emoções pode ser a chave para melhorar os relacionamentos, melhorar o bem-estar e fortalecer as habilidades de comunicação.