Emoções Primárias e Secundárias: Quais São e Como Identificá-las?

2 min


As emoções primárias possuem uma grande influência no seu bem estar geral.

As emoções primárias e secundárias afetam sua vida de diversas formas, nos mantendo vivos, nos protegendo do perigo e nos estimulando a responder aos eventos que acontecem ao nosso redor. Elas nos permitesm desenvolver relacionamentos significativos ao longo da vida.

As emoções primárias geralmente são tão fortes que tomam nosso corpo e nos arrebatam com sua intensidade. Adicionalmente e ligadas a elas, existem as emoções secundárias que são mais complexas e sutis.

Como diferenciar emoções primárias e emoções secundárias?

1. Emoções primárias

Elas são um resultado direto de nossas experiências, são poderosas e avassaladoras. Não costumam durar muito tempo. Elas vem com muita intensidade e da mesma forma que chegam rápido, vão embora rápido.

Quais são as emoções primárias?

Existem 6 emoções primárias, uma das teorias mais populares (existem outras teorias a respeito). São elas:

  1. Raiva
  2. Medo
  3. Felicidade
  4. Surpresa
  5. Tristeza
  6. Nojo

Falei mais sobre as emoções primárias neste artigo >> Emoções Básicas: Os 6 Tipos e Efeitos no Comportamento

No artigo do link acima, você poderá ler mais sobre cada uma das emoções primárias (ou emoções básicas) e saber também sobre outras emoções que entraram na lista. Vale a pena conferir após a leitura deste.

2. Emoções secundárias

Estas são sutis e completamente complexas em relação as primeiras. São difíceis de serem notadas em muitos momentos, podem ser confundidas com outros tipos de emoções, são complicadas e duram muito mais tempo.

As emoções sucendárias sem misturam entre si e as vezes você pode sentir mais de uma emoção secundária ao mesmo tempo e é exatamente por isso que elas se tornam complicadas de serem percebidas ou identificadas por muitas pessoas.

Apesar de não serem tão fortes como as emoções primárias, as emoções primárias podem ter um impacto maior em seu bem estar por causa do tempo de duração. Elas tomam forma em sua vida de diversas maneiras, sendo até mesmo resultados de eventos do passado.

Isto porque sua memória emocional pode desencadear emoções a partir das emoções primárias do passado, que se tornam emoções secundárias muitos anos depois quando eventos semelhantes acontecem.

Emoções secundárias se antecipam ao futuro também, o que pode nos causar alguns transtornos emocionais.

Exemplos de emoções secundárias:

  • Tédio
  • Serenidade
  • Interesse
  • Êxtase
  • Espanto
  • Aborrecimento

Ansiedade é uma emoção secundária?

A ansiedade é uma das emoções secundárias mais comuns, além disso, ela tem o papel de mascarar outras emoções que as pessoas não conseguem compreender ou expressar. Sentir um certo nível de ansiedade é completamente normal e faz parte do estresse da vida moderna. 

No entanto, a ansiedade quando não é tratada pode se transformar em um distúrbio emocional que afeta negativamente a qualidade de vida a longo prazo.

Como saber se a emoção é primária ou secundária?

Para tentar identificar o tipo de emoção no momento em que você a esta sentindo é preciso pensar no momento. Se for a primeira coisa que você sentiu em resposta a um evento ou estímulo, a probabilidade de ser uma emoção primária é alta, principalmente se ela surgiu com força e foi desaparecendo logo depois.

Se a emoção persistir por um tempo maior, depois do evento, é provável que seja secundária. Se esta relacionada com eventos passados e é complexa, quase sempre é uma emoção secundária.

Dedicar algum tempo de sua vida para aprender e entender suas emoçõe só trará vantagens para você e para os que vivem ao seu redor. Este é, sem dúvida, um investimento valioso em você mesmo. Isto pode te ensinar a como preencher sua vida com emoçõe postivas, principalmente.

Leia também:

 


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual