Desenhos educativos: 17 desenhos para seu filho aprender se divertindo

6 min


desenhos educativos

Quando uma mãe pensa em desenho, em sua mente vem a palavra mágica “desenhos educativos”.

Afinal, o que uma mãe mais quer é sempre poder unir o útil ao agradável e os desenhos educativos nos oferecem este equilíbrio.

Pensando nisto, resolvi fazer uma lista dos 17 desenhos educativos mais bacanas para que seu filho se divirta e aprenda ao mesmo tempo.

Afinal de contas, você não vai conseguir responder sempre todas as perguntas sobre o mundo e a vida que ele irá lhe fazer e os desenhos educativos respondem muitas delas para nós. Como: Porque o céu é azul, mamãe?

1. Daniel, o tigre

Daniel é um pequeno tigre que esta aprendendo a perceber seus sentimentos. E este aprendizado ele repassa para seus pequenos telespectadores. Além disso, ele tem uma irmãzinha e precisa aprender a lidar com a chegada dela em sua vida.

O desenho inteiro fala sobre questões do dia a dia de uma criança e todos os seus medos. O que eu mais gosto neste desenho é quando ele classifica o fato de sentir “2 sentimentos ao mesmo tempo” e explica que as vezes nos sentimos de forma confusa: feliz por algo e triste por outra coisa, e que isso é normal. Passa no canal Disney Jr. e também na Netflix.

O que ensina: como lidar com os sentimentos e a vida em família.

>> O Poderoso Chefinho: dos desenhos para a vida real?

2. A Casa do Mickey Mouse

Quem não conhece a encantadora turma do Mickey? De nossa época para a de nossos filhos. Neste desenho, a criança tem a possibilidade de ajudar a turma a resolver desafios e problemas. O desenho tem músicas divertidas e fáceis de aprender. Ensina sobre as formas, as cores, as letras e muito mais. Na Netflix.

O que ensina: formas, geometria, matemática, entre outras coisas.

3. Patrulha Canina

A Patrulha Canina é uma turminha de cães e um garoto que trabalham em equipe para ajudar outros animais e pessoas que estejam com dificuldades. Eles são como os bombeiros que vão tirar o gatinho de cima da árvore. De forma subjetiva ensinam sobre a importância do trabalho em equipe e como é gratificante poder ajudar os outros. Passa na Netflix e no canal Nick Jr.

O que ensina: o poder da amizade e do trabalho em equipe.

>> Disciplina positiva: entenda o que é e seus benefícios

4. Miles do Amanhã

Eu sou mais fã deste desenho do que meu filho, acredite. Ele conta a história de uma família de astronautas vivendo super aventuras. Claro que para vencer as barreiras da vida no espaço, a família precisa estar unida e trabalhar em equipe. Além disso, eles contam durante os episódios várias curiosidades sobre o espaço e os planetas. Super fofo! Disponível na Netflix e na Disney Jr.

O que ensina: a importância da família unida e trabalho em equipe.

5. Dora, a Aventureira

Dora ensina palavras em inglês, lança desafios com tarefas para serem cumpridas e mostra o objetivo final da tarefa. Além de iniciar o ensino do inglês de forma lúdica e divertida, Dora é uma menina esperta e muito inteligente. Cheia de amigos ao seu redor para ajudá-la nas tarefas. Já há uma versão dela maiorzinha para os que a acompanham desde pequenos. Passa na TV Cultura. A versão dela ainda pequena passa na Netflix e no Nick Jr.

O que ensina: inglês básico, solução de desafios e tarefas.

>> Hand Spinner: saiba o que é e a partir de qual idade pode usar

6. Doutora Brinquedos

O desenho da Doutora Brinquedos é cheio de mensagens sociais importantes: ela é negra, filha de uma médica importante na cidade, tem dois irmãos e um é adotivo. Uma família bem representativa. A Doutora Brinquedos esta sempre ajudando os brinquedos do desenho, consertando-os e conversando com eles. Mostra como é importante cuidar dos brinquedos de forma lúdica e cheia de magia. Passa na Disney Jr. e na Netflix.

O que ensina: representatividade, cuidado com os brinquedos e muito mais.

>> Auto-estima das crianças se estabelece aos 5 anos de idade, diz estudo

7. Sid, O Cientista

Sid é um menino curioso que gosta de ir para a escola e aprender. O desenho ensina de forma simples sobre o dia a dia na escolinha com os amigos e tudo que podemos aprender por lá. Além disso, lança desafios sobre como aprender a medir um objeto ou pessoa sem a régua e muito mais. O Sid também vai para a escola cantando e super feliz. Um ótimo incentivo para os pequenos olharem para a escola com outros olhos. Passa na Netflix.

O que ensina: matemática, física, química, ciências em geral.

8. A Hora do Justin

Justin é um garotinho com um sotaque meio carioca e um amiguinho laranja chamado fofuxo. Juntos os dois aprendem a como lidar com situações do dia a dia depois de vivencia-las no mundo encantado da Olívia. Entendem o motivo de certas coisas serem como são e porque devemos ter determinadas responsabilidades e respeitar regras. Passa na Netflix.

O que ensina: criatividade e responsabilidade.

>> Bicicleta sem pedal: saiba quais são os benefícios para seu filho

9. StoryBots

Eles são incríveis! São uns bonequinhos simpáticos que respondem dúvidas de crianças reais. Embarcam em aventuras para descobrir as respostas. Estes dias, eles estavam explicando como se pega gripe e como o corpo responde em sua defesa criando os anticorpos. E tudo de um jeito bem divertido. Um dos meus desenhos preferidos. Passa na Netflix.

O que ensina: ciências, biologia e muito mais.

10. VegeContos

Quem é cristão ou religioso vai adorar este desenho da Netflix. Eles citam passagens bíblicas sobre respeito, amor e amizade. Falam sobre Deus e como Ele ama as crianças. Acho o desenho interessante e educativo. Além disso, eles são vegetais vivendo aventuras dignas de parábolas! 😛

O que ensina: ame o próximo e faça o bem.

>> 12 ideias de criação para que seu filho seja feliz

11. Beat Bugs

Já escrevi um artigo inteirinho só para falar dessas coisas fofas que são os Beat Bugs. Com tema musical dos Beatles interpretado por vários outros artistas, essa turminha nos dá muitas lições sobre a importância da amizade. E tudo isso com uma trilha sonora fantástica que toca de acordo com o tema abordado. Série da Netflix.

O que ensina: nossos amigos são importantes e precisamos ser unidos, e claro, música.

>> Beat Bugs, uma série infantil do Netflix com músicas dos Beatles

12. Vera: Amigos Mágicos

Árvore dos desejos, árvore dos desejos, você poderia meu desejo conceder? Você poderia meu desejo conceder? Conceder, concede sim, poderes mágicos…para mim!

Adoro a Vera! Ela vive em um mundo encantado cheio de criaturas fofas e coloridas. Ali precisa lidar com desafios diários para manter a vida no reino em harmonia. Lá há uma árvore dos desejos onde ela pede apenas por coisas úteis e realmente importantes para ajudá-la na missão. A musiquinha (que coloquei acima) não saí da minha cabeça de tão fofa que é. Passa na Netflix.

O que ensina: ser responsável, prático, solucionador de problemas e tudo isso de bem com a vida.

>> Educação Finlandesa, a melhor do mundo

13. Sr. Peabody e Sherman Show

Sr. Peabody é um cachorro muito inteligente que adotou o Sherman quando era bebê. Sherman é um garotinho humano. Nesta história os dois são uma pequena família totalmente fora dos padrões. Um cachorro cientista e um garoto muito inteligente vivendo aventuras através da máquina do tempo criada pelo Sr. Peabody. Em meio a isso, muitas histórias para contar sobre épocas antigas e curiosidades sobre a evolução. Há o filme e agora a Netflix tem um seriado onde os dois entrevistam convidados que chegam direto do túnel do tempo!

O que ensina: história, geografia e algumas coisas de ciências.

14. Luna Petúnia

Mais um desenho/série original da Netflix. Luna tem uma caixa de brinquedos mágica que usa para viajar para a incrivolândia. Um mundo novo, com muitas aventuras, amigos e claro, muitas coisas para aprender. Além disso, o desenho tem muitas mensagens positivas e inspiradoras como: 

Para realizar o impossível, basta parar, respirar e acreditar.

O que ensina: resolução de problemas com positividade e fé, o valor das amizades e muito mais.

>> Educação Montessori: 5 coisas para saber

15. Jorge, o Curioso

Jorge é um macaquinho curioso que foi adotado e hoje vive em uma casa na cidade com seu tutor. Como é muito curioso, ele vive saindo de casa para aprender coisas novas, ajudar seus vizinhos e se envolver em algumas enrascadas, claro. Tudo isso com importantes lições sobre a vida no final. A trilha sonora da versão em inglês é linda e super gostosa de ouvir, é do ilustre Jack Johnson! Passa na Netflix.

O que ensina: diversas coisas sobre como agir bem em determinadas situações. A importância de se respeitar as regras da casa, solucionar problemas e valorizar os amigos.

16. Peixonauta

Um peixe em uma roupa de astronauta, afinal de contas, ficar fora da água para ele é como viajar para a lua para nós! Ele é um detetive e junto com marina e Zico, seus amigos, resolve vários mistérios com a ajuda da bola mágica e suas pistas. Quando conseguem resolver os problemas, recebem uma recompensa! Passa no Nick Jr.

O que ensina: ser curioso, investigativo e os benefícios de atingir as metas e objetivos propostos.

>> Galinha Pintadinha: uma amiga materna em alguns momentos

17. Julius Jr.

Julius é um macaco inventor que, junto com seus amigos, constrói diversas coisas interessantes e úteis usando a criatividade e imaginação. A proposta é sempre de vencer obstáculos, somar forças e solucionar problemas. Os personagens são da turma de Paul Frank e fazem até moda por aí: mochilas, camisetas, bolsas…e muito mais com a carinha deste simpático macaquinho. Passa no Discovery Kids e na Netflix.

O que ensina: resolução de problemas usando a criatividade e imaginação.


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
2
Gostei
Amei Amei
2
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)