Você sabe como denunciar pedofilia online e o abuso sexual infantil?
Este fim de semana eu estive diante de uma página muito séria de pedofilia no facebook e por um momento me perguntei se denunciar a página para o facebook seria suficiente para fazer algo realmente importante a respeito.
Sempre me incomodo com correntes que pedem que você denuncie, clique, compartilhe coisas quando na verdade nada de realmente tangível é feito. Compartilhar uma página de pedofilia, vídeos de maus tratos, entre outras barbaridades que infelizmente o ser humano tem a capacidade de cometer não faz muita diferença.
Você ajuda fazendo algo que faça algum sentido em vez de criar polêmica online com o assunto. Mas como? Bom, a polícia é uma das opções quando estamos diante destas situações, porém, infelizmente nem todos sabem como proceder.
Site da Polícia Federal com um link para denúncias especificamente online como páginas e sites de pedofilia, crimes de ódio, genocídio e tráfico de pessoas.
Como denunciar pedofilia online? Clique e DENUNCIE AQUI
Ali você cola o link que se refere ao crime e relata o que aconteceu. A esperança é que a partir disto a polícia investigue mais a fundo a página ou site.
Leia também:
- Chega de Bullying!
- Temos que falar sobre isso: um projeto que ouve e acolhe mulheres
- Não se cale para o abuso infantil
- Top Of The Lake é um seriado intenso da Netflix sobre abuso infantil
- Eu não sou dona do corpo do meu filho: sobre respeito, abraços e beijos
Como denunciar abuso sexual infantil?
Por meio do 100, o usuário pode denunciar violências contra crianças e adolescentes, colher informações acerca do paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas – independentemente da idade da vítima – e obter informações sobre os Conselhos Tutelares.
Contatar as autoridades competentes através do disque 100 também é fundamental após a forte suspeita ou confirmação do abuso. O serviço funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, conforme a competência, num prazo de 24h. A identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo.
Denúncias anônimas de todos os tipos devem ser feitas ligando para o número 181.
Se você ver uma mulher apanhando do marido, uma criança sendo agredida pelos pais, reconhecer bandidos ou situações que possam ser um risco para qualquer pessoa, é para este número que você liga de forma anônima para denunciar o fato e ele ser investigado.