Quando ganhei bebê fui orientada pela obstetra a não usar uma cinta pós-parto.
Principalmente logo após o nascimento do meu filho, a cinta pós-parto foi totalmente desaconselhada pela médica.
Por quê não usar uma cinta?
A cinta pós-parto irá empurrar seus órgãos, músculos e ossos para uma posição diferente em vez de ajudar a restaurar sua barriga.
>> Enxoval de bebê: veja a lista do que você vai precisar
Com a cinta pós-parto, não há treinamento da musculatura e muito menos fortalecimento. Na verdade, ela pode causar o oposto. Deixando seus músculos flácidos.
Por isso que muitas mães que usam a cinta pós-parto por semanas após o nascimento do bebê, relatam se sentirem “soltas” quando as tiram. Dizem que sentem que seus “órgãos” estão soltos e sentem insegurança.
>> Emagrecer depois da maternidade é possível? 4 dicas para te ajudar
Muitas famosas vendem o uso destas cintas pós-parto, espartilhos e cinturões modeladores de cintura. Mas há riscos no uso.
Riscos do uso de cinta pós-parto e outros produtos que “apertem e modelem” a cintura:
- Comprimir os seus órgãos
- Diminuir a circulação
- Aumentar os riscos de coágulos sanguíneos
- Enfraquecer os músculos
- Aumentar a indigestão
- Aumentar a obstipação
- Aumentar o refluxo ácido
- Prolapso de órgãos pélvicos
>> O que acontece com seu corpo após ter um bebê
Você pode gostar de sentir que sua barriga esta sendo “segurada” quando você usa uma cinta. O problema é que nada esta sendo feito para fortalecer seus músculos. A cinta está apenas aumentando a pressão sobre o diafragma e o assoalho pélvico.
Usar uma cinta pós-parto é como espremer um balão no meio. O balão é sua barriga e quando apertada no meio, os órgãos vão para algum lugar. Para cima, colocando pressão no seu diafragma ou para baixo causando pressão no assoalho pélvico.
>> 10 verdades sobre o pós-parto
Isso cria ainda mais pressão intra-abdominal, que é o que você quer evitar se quiser curar sua diástase. Também enfraquece sua parede abdominal e não faz nada para fortalecer seus músculos abdominais.
Para voltar a ter a cintura de antes da gravidez, invista em uma nutrição adequada e fortaleça os músculos de sua barriga de forma correta.
>> Melancolia pós-parto merece respeito: você sabe o que é baby blues?