Beijo de Mãe Aumenta Imunidade do Bebê

O beijo materno é um dos mais importante exemplos de como para ser feliz, saudável e seguro, precisamos de uma receita muito simples.2 min


29.8k shares
Beijo de mãe aumenta imunidade de bebês
Beijo de mãe aumenta imunidade de bebês

Você sabia que o beijo de mãe aumenta imunidade do bebê recém nascido?

Desde os males da alma até mesmo os físicos, o beijo de mãe aumenta a imunidade do bebê e o protege de muitos problemas.

Beijar seu bebê o regula fisiologicamente o deixando mais calmo, diminuindo as taxas de cortisol e endorfinas. Hormônios associados aos estresse.

>> Leite materno é mágico e amamentar é incrível, segundo a ciência

Quando uma mãe toca e beija seu bebê, ela consegue controlar com este simples gesto os estados de excitação do bebê como a vigília, sonolência e até equilibrar os batimentos cardíacos e temperatura do pequeno.

O beijo da mãe estimula à liberação de ocitocina.

O hormônio (mais conhecido como hormônio do amor), é fundamental para a amamentação e serve como resposta ao bebê que ainda não entende a linguagem da fala. O toque, o beijo e a amamentação são as primeiras maneiras dele entrar em contato com o amor.

>> Atenda o choro do bebê: segundo pesquisa pais devem dar colo e atender seus bebês

Como o beijo da mãe aumenta a imunidade do bebê?

“Quando uma mãe beija seu bebê, recolhe amostras dos germes patógenos que estão no rosto do bebê a ponto de serem ingeridos. Os órgãos linfoides secundários da mãe, como as amídalas, e as células “b” de memória são reestimuladas. Estas células “b” migram até as mamas da mãe onde se produzem os anticorpos específicos que seu bebê precisa”.

Citado em Why Mothers Kiss Their Babies ( Por que as Mães Beijam a seus Bebês) de Judie Rall na Revista Birthing Magazine Why the mothers kiss their babies

Ou seja, se por acaso alguma destas bactérias forem nocivas ao bebê, seu corpo receberá uma mensagem da mucosa dos seus lábios e começara a produzir anticorpos contra esta bactéria, enviando estes anticorpos diretamente para o leite materno, isto aumenta a imunidade do bebê e o protege de uma possível contaminação ou, o ajuda a se recuperar dela.

>> Substância no leite materno mata células cancerosas, estudo sugere

Quer razão maior para ver o beijo materno como poderoso aliado na construção do sistema imunológico do bebê?

Um bebê que recebe carinho, toque e beijo de sua mãe, é mais seguro em suas relações sociais. Isto porque demonstrações de amor com toque, abraços e beijos contribuem para o desenvolvimento do vínculo familiar, pois ele tem garantido a sua segurança básica, que é muito importante para que ele se posicione na vida e se relacione com os outros.

Uma criança que cresce num ambiente amoroso tem as bases para o desenvolvimento de sua personalidade.

O beijo de mãe é nutrição e evolução quando visto como a continuidade de um comportamento primitivo. Antigamente as mães tinham o hábito de mastigar os alimentos para seus bebês, hoje; mais evoluídas, o beijo se tornou um resquício deste comportamento que denota afetivamente a nutrição pelo amor.

A percepção de ser uma criança amada bem como a possibilidade de ter seu sistema imunológico fortalecido através do beijo materno são um dos mais importante exemplos de como para ser feliz, saudável e seguro, precisamos de uma receita muito simples: beijo de amor materno.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

29.8k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
3
Gostei
Amei Amei
12
Amei
Ouwn Ouwn
3
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)