Amamentar Aumenta o QE do Bebê: Quociente Emocional

Na última década, a ciência descobriu muita coisa sobre o papel da emoção na nossa vida.2 min


Amamentar aumenta capacidade emocional do bebê ou como muitos médicos chamam, o quociente emocional.

Pode comemorar, pois, quando falo que amamentar aumenta capacidade emocional do bebê, estou falando que, na verdade, seu bebê será uma criança segura de si, bem resolvida e feliz. Muito diferente do que os desentendidos falam sobre amamentar, não é mesmo?

>> Benefícios da amamentação acima de um ano: porquê continuar é uma ótima opção

“Na última década, a ciência descobriu muita coisa sobre o papel da emoção na nossa vida. Os pesquisadores verificaram que até mais que um QI (quociente de inteligência) alto, um QE (quociente emocional – que mede a capacidade de lidar com os sentimentos), determina o sucesso e a felicidade da pessoa em todos os setores de sua vida. A amamentação prazerosa esta profundamente ligada ao bom desenvolvimento emocional dos bebês, e disto depende o alto QI e o alto QE.” (Adolfo, Lana)

A amamentação proporciona uma melhor maneira de ser e viver ao bebê. Como irá relacionar-se com as pessoas futuramente e lhe permite uma maior capacidade de felicidade.

>> Amamentar é mais do que alimentar: 10 motivos que tornam leite materno alimento pra alma

Calma que isto que não significa que crianças que não foram amamentadas não serão felizes! Isto significa que a amamentação não cria “dependentes emocionais” como muitos enchem a boca para falar sem saber.

Isto também significa que amamentar seu bebê é um fator a mais que irá favorecer sua felicidade. Mas isto a maioria das mães devem saber só de olhar para a cara feliz do filho mamando, não é mesmo?

Claro que é importante que a mãe também esteja feliz com sua amamentação. Disposta, alegre e tranquila.

>> Amamentação por fases: do nascimento até 24 meses ou mais

Todas queremos o melhor para nossos filhos. Queremos que eles sejam felizes, inteligentes, confiantes, que tenham auto-estima. Que tenham objetivos na vida e o sigam. Que tenham, acima de tudo, relações saudáveis e significativas com outras pessoas. E tudo isso torna as pessoas felizes.

Desejamos o melhor para eles, todos os dias, em nossos mais profundos pensamentos. E pelo visto, uma ótima maneira de começar é amamentando.

De todos os benefícios do leite materno, toda sua dinâmica e supremacia em relação a qualquer outro leite, ainda temos o calor humano como um componente exclusivo.

Afeto, sensação de segurança e aconchego… decorrentes do agradável contato próximo proporcionado pela amamentação tornam amamentar o bebê, um momento inigualável.

A qualidade deste contato que a amamentação proporciona favorece seu relacionamento futuro com outras pessoas no decorrer de sua vida, lhe dá qualidade de vida e claro, mais felicidade.

Ouça este artigo na Rádio Mãe Pop:

>> Como saber se o bebê esvaziou o peito? Uma grande dúvida na amamentação

Referências bibliográficas: Lana, Adolfo Paulo Bicalho – O Livro de Estímulo à Amamentação: Uma visão Biológica, Fisiológica e Psicológica – Comportamental da Amamentação. – São Paulo: Editora Atheneu, 2001.


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual