1 semana de gravidez ainda é aquele momento onde seu coração esta em êxtase com uma possibilidade.
Com 1 semana de gravidez, os sintomas experimentados ainda são típicos e muito parecidos com os da menstruação. Não é possível ainda dizer que você esta realmente grávida, por isso, há apenas uma possibilidade de gravidez. Você provavelmente é uma tentante ainda.
>> Concepção: como acontece o encontro entre óvulo e espermatozóide
Os sintomas desta fase podem durar de 3 a 7 dias e incluem:
1. Sangramento vaginal
Seu corpo está derramando o revestimento uterino, que contém o óvulo não fertilizado do mês passado. Não significa ser o óvulo deste mês (ainda há chances!).
2. Lombalgia e câimbras
Para liberar esse revestimento, seu útero se contrai, fazendo com que suas costas e abdômen doam.
Inchaço Hormônios flutuantes podem lhe dar uma barriga inchada antes e durante o período menstrual.
>> Câimbra na Gravidez: porque elas acontecem e como melhorar
3. Mudanças de humor
Esses hormônios em fúria também podem causar irritabilidade e causar estragos em suas emoções.
4. Dor de cabeça
Muitas mulheres se queixam de enxaquecas menstruais, que também são podem estar relacionadas aos hormônios. Embalagens de gelo e exercícios de relaxamento podem ajudar a aliviar a dor.
Estou ou não grávida com 1 semana de gravidez?
Muitos podem dizer que 1 semana de gravidez não é estar realmente grávida, de fato, mas pode vir a ser. A maioria dos obstetras contam o tempo de gravidez a partir do primeiro dia do seu último período menstrual. Uma semana de gravidez (possível) também pode significar estar menstruada e não grávida, pois ainda é cedo demais para ter qualquer definição.
A gravidez só poderá ser realmente confirmada a partir da semana 2 ou 3 de atraso menstrual, dependendo da duração do seu ciclo.
Se você acabou de descobrir que esta grávida com um positivo, provavelmente você esta com mais de uma semana de gravidez. Pode ser que já sejam 4 ou 5 semanas de gravidez.
>> Vá em frente e confira o artigo: 5 semanas de gravidez
O que esta acontecendo no seu corpo com 1 semana de gravidez?
Seu corpo esta liberando o óvulo do último mês. A partir de agora ele começa a formar um novo revestimento uterino que servirá como apoio para segurar o óvulo do mês seguinte. Com 1 semana de gravidez estamos falando mais de uma ideia de possível gravidez do que, de fato, uma gravidez confirmada.
Para dar uma ajudinha no possível positivo:
Seu corpo irá liberar um (ou 2, em casos raros) óvulos do dia 10 até o dia 19 do seu ciclo menstrual. Isto significa estar no período fértil. Este óvulo pode ser fertilizado de 12h a 24h depois de sua liberação. Isto significa que fazer sexo antes e depois deste prazo pode te ajudar a engravidar.
Curiosidade: O esperma pode sobreviver dentro de seu corpo por até 6 dias!
Primeiros sinais de gravidez:
- Dor ou sensibilidade nas mamas
- Náuseas
- Fádiga
- Vontade frequente de fazer xixi
- Atraso menstrual
>> Sintomas de Gravidez: os 10 sintomas mais comuns
Uma semana de gravidez ou “esperando engravidar em breve”
Seu corpo precisa começar a se preparar para carregar um bebê. Para isto, é importante estar saudável. Comece pensando em melhorar sua alimentação, diminuir ou cessar totalmente hábitos como fumar ou beber. Passe a acompanhar seu período fértil, converse com seu médico sobre as possíveis vitaminas para tomar como tentante (ácido fólico, por exemplo) e não se esqueça dos treinamentos, você tem um bebê para fazer. Boa sorte!
Veja como será a próxima semana: 2 Semanas de Gravidez
Leia também:
- Ultrassom na gravidez: saiba quais são e para quê servem
- Tamanho e peso do feto: veja a tabela de referência
- Leite materno é mágico e amamentar é incrível, segundo a ciência