Tipos de leite materno: saiba quais são e os benefícios

2 min


Tipos de leite materno

Existem alguns estágios de produção que configuram os tipos de leite materno.

Estes tipos de leite materno não passam de uma fase para outra de forma abrupta e perceptível. Na verdade, eles se misturam durante o processo.

Há um mito sobre os tipos de leite materno de primeira fase e segunda fase (posterior e anterior) como sendo o primeiro com mais água e o segundo com mais gordura.

Mas isto se trata de uma informação que ao longo do tempo foi um pouco distorcida. Não existe esta divisão de tipos de leite materno na mama desta forma. Expliquei mais sobre como realmente ocorre este processo aqui: Leite anterior e posterior na mamada: como isto acontece?

Neste artigo vou falar basicamente sobre as fases do leite materno e os tipos de leite materno em cada uma destas fases.

colostro

1. Primeiro estágio do leite materno: colostro

El pode surgir durante a gravidez. Grosso, amarelado, rico em proteínas, anticorpos, vitaminas e minerais. É como uma vacina para o bebê.

Costuma surgir na gravidez ou após o nascimento do bebê. É o alimento perfeito para o recém-nascido. Ele dura até uma semana após o nascimento do bebê e sua quantidade é pequena mesmo, mas muito poderosa. Laxante, ajuda a movimentar o intestino do bebê ajudando a eliminar o mecônio.

A quantidade de colostro produzido é diretamente proporcional ao tamanho do estômago do bebê. Veja mais sobre isto aqui: Tamanho do estômago do bebê e mamadas frequentes

Saiba mais sobre o colostro aqui: Colostro também é leite, sustenta e é a vacina da natureza para o bebê

2. Segundo estágio do leite materno: leite transicional

Depois de dois a uma semana após o colostro, o leite transicional surge. Este leite materno é mais magro e branco. Possui grande quantidade de gordura, calorias, proteínas, lactose e vitaminas. Apesar da cor ser mais fraca e sua aparência mais rala, a cor do leite materno e sua textura não influencia sua qualidade. O leite materno continua forte e suficiente para o bebê.

3. Terceiro estágio do leite materno: leite maduro

Apos 10 a 15 dias do nascimento do bebê, a produção de leite materno se estabelece. Nesta fase, o leite é chamado de leite maduro. Sua composição é de até 80% de água mais uma série de nutrientes e vitaminas essenciais para o bebê.

A composição do leite materno se ajustará de acordo com as necessidades de cada bebê. A cor pode variar na mesma mamada de azul mais claro até branco amarelado. Depende da quantidade de gordura que esta misturada ao leite. E como você viu acima, a gordura e a água do leite se misturam várias vezes em uma mesma mamada.

Em todos os estágios do leite, a composição do leite materno é essencial para o desenvolvimento do bebê. O leite materno é forte e sustenta o bebê em todas as fases.

Leia também:

 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
2
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)