Precisa dar suplemento de ferro para bebês? Quais são as recomendações?

2 min


227 shares
Precisa dar suplemento de ferro para bebês

A maioria das mães ficam em dúvida se precisa dar suplemento de ferro para bebês.

Principalmente quando o bebê mama no peito, então a pergunta se precisa dar suplemento de ferro para bebês, mesmo os que mamam no peito, surge. O suplemento de ferro previne a anemia e entre as pessoas com maior disposição de ter níveis reduzidos de ferro no sangue estão os bebês, crianças em idades escolar e gestantes.

A atual recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é:

  • administrar 400 UI/dia de vitamina D a partir da primeira semana de vida até os 12 meses e de 600UI/dia dos 12 aos 24 meses, inclusive para  crianças em aleitamento materno exclusivo, independente da região do país.
  • administrar ferro para todo bebê em aleitamento materno ou em uso de fórmula infantil, a partir da introdução da alimentação complementar (6 meses), na dose de 1 mg/kg/dia, até os 2 anos de idade.
  • administrar vitamina A, na forma de mega-doses, nas regiões de alta prevalência de deficiência da vitamina, a cada 4 a 6 meses.
  • estimular os hábitos alimentares e o estilo de vida.

Bebês amamentados exclusivamente não precisam tomar suplemento de ferro se seus exames estão em níveis normais.
Bebês a partir dos 6 meses em aleitamento materno ou fórmula tomam as doses profiláticas de ferro recomendadas pelo pediatra.
Bebês prematuros geralmente precisam tomar suplemento de ferro de acordo com a orientação do pediatra.

Relembrando: leite materno não impede e nem atrapalha a absorção de ferro pelo organismo (pode amamentar antes, durante e depois das refeições tranquilamente depois da introdução alimentar), já o leite de fórmula sim.

Fatores que favorecem a anemia (deficiência de ferro no organismo):

  • Dieta pobre em ferro
  • Prematuridade ou desnutrição intrauterina
  • Fim do aleitamento materno e introdução precoce de outros alimentos
  • Substituição do leite materno no primeiro ano de vida da criança pelo leite de vaca (que, além de pobre em ferro, possui inibidores de sua absorção pelo organismo)

No Programa de Fortificação de alimentos do Ministério da Saúde, são distribuídos sachês com uma série de micro-nutrientes para serem colocados na comida da criança (no caso de crianças que já se alimentam de outros alimentos e não apenas de leite materno). Mas nem todos os municípios do país têm acesso a essa iniciativa.

A suplementação de ferro só deve ser oferecida caso o pediatra indique. Bem como qualquer outra vitamina, só deve ser oferecida se for necessário.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

227 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)