Copo de transição: quais os melhores para o bebê

2 min


copo de transição

O copo de transição é muito usado para bebês no início da alimentação.

O que muitos não sabem é que o copo de transição também pode ser usado quando o bebê vai para a creche. Assim o bebê pode usa-lo para tomar o leite materno da mãe ordenhado em vez de fazer uso de uma mamadeira.

Copo de transição causa desmame precoce?

Este tipo de copo é indicado justamente para não causar desmame precoce com o uso da mamadeira. O uso de bicos artificiais como mamadeiras, chupetas e bicos de silicone para mamas podem causar confusão de bicos, levando o bebê a um desmame precoce. No entanto, existem modelos adequados que não causam desmame. Então, para o copo não causar desmame, ele precisa ser sem bico.

Antigamente, copos com bicos rígidos eram indicados, mas hoje sabemos que mesmo eles, são prejudiciais. O bico é rígido e a parte óssea (gengiva, dentes) estão em formação. A pressão que o ato de sugar no bico do copo exerce pode causar problemas, além de não fortalecer a musculatura oral de maneira adequada. Então, o melhor copo é aquele que não possui bico nem rígido e nem de silicone.

Quais os modelos de copo de transição que não causam desmame?

Todos os copos sem bico como os modelos de copo 360º ou modelos de copo infantis comum. A idéia é ensinar o bebê desde o começo a usar o copo comum. Qualquer outro copo de que não derrame ou que tenha tampa como o 360º é uma opção mais confortável apenas para os pais e cuidadores. O bebê, mesmo os menores de 4 meses, aprendem a usar o copo comum caso sejam ensinados.

Claro que um bebê ou uma criança não devem tomar nada sozinhos. Todo líquido que eles forem tomar, deve ser feito na presença de um adulto. Por isso, quando falamos em aprender a tomar no copo comum, significa com um cuidador oferecendo. Não ele pegando e tomando sozinho.

Veja alguns modelos:

1. Caneca comum infantil

Você pode dizer: “ué, mas isso é uma caneca e não um copo de transição como estes cheios de coisas vendidos por aí”. Pois é, a idéia do copo de transição é justamente fazer a transição do peito para o copo, não importa como ele seja. E o que estou dizendo para você é, até a caneca mais comum e simples, serve.

2. Copinhos para leite de vidro pequeno são ideais para o bebê aprender a sorver o leite.

Quando o bebê tem menos de 6 meses e nenhuma prática em engolir de um copo como nós adultos fazemos, os copinhos menores e transparentes são os ideais, pois você controla quantidade e vê o processo de sorver o leite do bebê.

Nesta fase a língua do bebê fica para dentro do copo e ele sorve o leite como um gatinho. Você pode aprender como fazer isso neste artigo: Como descongelar e oferecer leite materno ao bebê

3. Copo 360º – não derrama quando manuseado pela criança e o preferido para a creche.

Este copo possui a tampa fixa e o líquido sai de forma contida pelas laterais. Ele não derrama, mas precisa de uma pequena pressão na tampa de cima para o líquido sair. Crianças acima de 6 meses conseguem aprender a usar com maior facilidade com ajuda dos cuidadores.

A única desvantagem dele, na minha opinião, é a limpeza. Como todos os outros copos com tampas ou canudos, a sujeira vai acumulando nas áreas que não dá para serem lavadas o tempo inteiro. Se for um que desmonta inteiro para lavar, ótimo.

Pode usar copos com canudo para o bebê?

O canudo também força a musculatura do bebê de maneira inadequado ao longo do tempo. Isto significa que a criança pode usar canudinhos esporadicamente, mas não como utensílio diário. O melhor utensílio diário para tomar líquidos é o copo comum.

Em algumas situações o canudo descartável pode ser utilizado, mas eles só conseguem sugar por volta dos 9-10 meses. É importante a criança aprender a sorver o líquido do copo com boca larga, normal, como o adulto.

Leia também:

 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
2
Gostei
Amei Amei
2
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)