Supermercado ecoconsciente e sem embalagens

3 min


Supermercado ecoconsciente e sem embalagens
Supermercado ecoconsciente e sem embalagens

Saia de casa e leve seus próprios recipientes para comprar produtos, tenha um pensamento que economiza recursos e dinheiro: Você acabou de entrar em um supermercado ecoconsciente e sem embalagens.

Por mais utópico que possa parecer, além de ser possível, já esta acontecendo em Berlim. Sem papelão, sem celofane, não há bandejas de plástico descartáveis, e não há marcas: este supermercado é certamente um grande passo de distância de uma mercearia comum do bairro. O Original Unverpackt (o nome significa “sem embalagem Original”) é uma romântica loja de bairro em Kreuzberg, Berlim que dispensa completamente embalagens descartáveis. Por ser uma pequena loja, talvez o termo “supermercado” seja grande demais para defini-la quando consideramos o espaço físico, porém se pensarmos de uma forma sustentável este mercado é sim “super”.

Além de ser um projeto piloto que pode servir de exemplo para muitas outras cidades que queiram diminuir a quantidade de lixo acumulado, é uma idéia de negócio fantástica que atende um país repleto de consumidores eco-conscientes.

Enquanto no Brasil alguns mercados tem descascado, cortado frutas e legumes para colocá-las em embalagens de plástico e isopor criando acúmulo de lixo, esta loja em Berlim vai na contra-mão de forma a se tornar um exemplo.

O processo acontece da seguinte forma: grãos, especiarias e cereais são armazenados em grandes caixas, os clientes enchem os recipientes que tenham trago de casa ou comprados na loja. Produtos líquidos são vendidos em frascos ou garrafas. Não há limite mínimo para compra e para garantir um acordo de compra e venda justo, os recipientes levados pelos clientes são pesados e descontado o peso no pagamento. Cerca de 80% dos produtos da loja são orgânicos e a origem de cada item vendido é listado ao lado do preço e do kilo. Não há produtos de grandes marcas vendidos. O processo é transparente e prático para os clientes.

Supermercado do futuro em Berlim.

 

Desde que começou a funcionar a loja parece estar caminhando bem, por enquanto não há carnes e queijos a venda, talvez a questão seja a adaptação destes produtos ao sistema livre de embalagens que precise ser adequado corretamente e dentro das normas sanitárias vigentes no país. A política de não trabalhar com “marcas” leva o consumidor a uma escolha individual dos itens e abre caminho para produtos genéricos e de pequenos produtores.

Supermercado do futuro em Berlim.

Soluções ecológicas geralmente não são tão acessíveis, porém podem se tornar um estilo de vida para todos que se engajarem neste tipo de projeto. Apesar de produtos eco-sustentáveis ter um custo mais alto, pelo menos para esta loja o caminho parece ser o inverso, ela consegue cobrar por seus produtos um pouco menos do que a média das mercearias alemãs. E é assim que deveria ser, uma vez que este tipo de produto não tem que cobrir custos de embalagens e publicidade de marcas.

Leia também:

Como um projeto piloto para um novo tipo de varejo no entanto, o conceito é muito emocionante. O sistema trazer-seu-próprio-recipiente também fideliza o cliente.

Surfando em uma onda positiva, a Original Unverpackt já está planejando uma segunda loja em Berlim. Não se surpreenda se outros negócios se engajarem neste mesmo esquema de funcionamento e começarem a surgir em outras cidades, ou se o conceito se refinar ainda mais no quesito sustentabilidade.

 

Supermercado do futuro em Berlim.

Conheça a loja sustentável: Original Unverpackt

 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)