Pai e filhos: Importância do pai na vida das crianças

3 min


74 shares
pai e filhos
Advertisements

A relação entre pai e filhos pode ser emocionante e também frustrante.

Quando vemos uma relação de pai e filhos saudável, feliz e com muita presença, sabemos que aquelas crianças são privilegiadas.

>> Me respeite, tenho filhos! A desafiadora jornada dos pais

Advertisements

Hoje, nem toda criança tem a sorte de crescer ao lado de seu pai. Eu não tive, o perdi com 13 anos e meus irmãos menores ainda. Esta é a realidade de muitas famílias.

A relação de pai e filhos é importante.

Muitas pessoas minimizam o papel paterno, pois não sabem como um bom pai poderá influenciar para sempre a vida de seus filhos.

>> 12 coisas que bons pais fazem: aprenda e pratique

Importância do papel do pai na vida das crianças.

Em um artigo acadêmico para a Universidade de Harvard,  Dante Spetter,  professor da instituição, argumentou que o papel dos pais hoje é muito mais ativo do que o dos homens na década de 1970.

Ele explicou que, embora o pai seja uma pessoa que esta mais ligada a diversão e brincadeiras, hoje, ele também esta muito mais envolvido nos cuidados diários e que isso melhora a saúde emocional da criança.

Advertisements

>> 10 dicas para novos pais participarem mais da chegada do bebê

Michael Lamb,  professor e pesquisador da Universidade de Cambridge, através de um estudo concluiu que as crianças buscam seus pais quando querem brincar. No entanto, buscam suas mães quando estão cansadas ou com raiva.

E acrescentou que as crianças, precisam saber que seu pai, assim como sua mãe, esta disposto a ama-las, cuidar delas e respeitá-las.

>> Uma geração que apanhou dos pais e sua tralha emocional

Estas e muitas outras conclusões sobre pai e filhos já existem hoje para nos ajudar a entender o quanto o pai precisa participar da vida dos filhos.

Advertisements

Meninos tendem a imitar a relação que tem com o pai quando crescem e viram pais. Meninas possuem um grande ganho em sua auto-estima quando sua relação com o pai é boa.

Advertisements

>> Seu filho é um problema ou você esta com um problema?

Como o fracasso do pai pode afetar um filho ou filha?

Uma série de alterações psicológicas e emocionais podem afetar as habilidades sociais e emocionais de uma criança.

Crianças com modelos de pais ruins e fracassados podem desenvolver:

Advertisements
  • baixa auto-estima
  • problemas escolares
  • ansiedade
  • Pode sofrer bullying ou até mesmo ser aquela que incomoda outros colegas de classe

>> Chega de bullying! Ele é o responsável por uma série de problemas na vida da criança

Muitas coisas podem afetar a saúde emocional de uma criança. Desde a relação pai e filhos como a relação mãe e filhos. O ideal é que nossas crianças cresçam com a mente saudável, sejam capazes de ter relações saudáveis e realizar sonhos e objetivos na vida adulta.

Como você pode ajudar seu marido a passar mais tempo com seu filho?

Converse com seu parceiro sobre a importância da presença dele na vida dos filhos e o quanto ele é visto pelas crianças como modelo a ser seguido.

>> Socorro, meu filho não quer saber do pai!

Advertisements

O insira nas atividades do dia a dia e deixe que ele as faça do jeito dele. Estabeleça momentos de pai e filhos em sua casa.

Coloque seu marido para trocar fraldas, dar banho, alimentar e não se espante dele fazer isto de um modo diferente de você. Dê espaço para que ele aprenda na prática, assim como você tem feito.

>> 10 dicas para novos pais participarem mais da chegada do bebê

Ler histórias, levar no playground, na escola, alimentar, trocar, dar banho, brincar, conversar. Há muitas coisas que um pai pode fazer pelos filhos.

As formas de você encorajar seu marido em um papel ativo e valioso na educação e crescimento dos seus filhos podem ser várias e não há limites para esta participação.

>> Carta ao pai que não participa

Converse com seu marido sobre quais eram suas expectativas sobre seu próprio pai e pergunte para ele quais eram as deles. Combinem de atender estas expectativas agora na vida de seus filhos para quebrar um possível ciclo ruim.

Advertisements

Advertisements

Like it? Share with your friends!

74 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
1
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
5
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)