O que é sororidade e mais 5 dicas para a união das mulheres

2 min


O que é sororidade
união das mulheres

Somos mulheres e embora a gente tenha crescido sendo ensinadas a ter um sentimento de disputa umas com as outras, podemos mudar esta realidade e incentivar a união das mulheres, assim saber o que é sororidade vai te ajudar nisto.

O que é sororidade? Que palavra estranha é esta? O conceito de sororidade esta embasado na ideia de união entre as mulheres. Diz respeito ao sentimento de empatia para com outra mulher e a busca por objetivos em comuns.

Na teoria, definir o que é sororidade é simples, na prática complica um pouco. Isto porque somos diferentes e para respeitar a outra, é preciso se despir de si mesmo as vezes, entrar no mundo de outra mulher e tentar sentir/olhar com seus olhos. Isto não é algo fácil e simples de se fazer.

Saber que podemos ser mais unidas em vez de estarmos sempre disputando umas com as outras é um passo, ainda que pequeno para a mudança. Resolvi fazer uma listinha de dicas para as mulheres do século XXI serem unidas e deixá-la aqui para que você compartilhe de algumas destas idéias ou até acrescente outras de acordo com suas expectativas de mudança.

1. Que as mulheres olhem menos para o próprio umbigo e mais para a própria alma

Olhar para o próprio umbigo significa pensar em si mesmo como centro do universo e merecedor de todos os benefícios do mundo. Olhar para a própria alma significa encarar você mesma de forma nua e crua, com todos os defeitos que TODOS nós temos e pensar em formas de lapidar este diamante interno bruto.

2. Não somos obrigadas a nada, mas que estejamos dispostas

A conversar, a encarar opiniões e posicionamentos diferentes do nosso com leveza, tranquilidade e menos armaduras. Principalmente entre as mulheres. Não somos obrigadas a nada, mas vamos estar dispostas a entender a outra e respeitar suas escolhas, que tal?

3. Mais empatia, a chave para todos os males

Eu não canso de dizer isto e acho que esta palavra esta em muitos artigos meus aqui porque eu realmente acho que ela é tão, mas tão importante para a humanidade, mas a humanidade ainda não se deu conta disto. Se conectar com a dor ou alegria do outro, acolher e receber com amor. Não julgar, não comparar ou minimizar.

4. Que as mulheres se sintam menos julgadas e mais amadas

Esta é essencial. Principalmente em grupos de mães. Informação é essencial e geralmente algumas confundem quando uma outra mulher lhe passa uma informação genuína, com:  julgamento. Não amigas, não é julgamento. É amor. Amor a informação e vontade de passar ela pra frente e empoderar mais e mais mulheres. Estejam abertas a isto, absorvam o que lhes convêm e sejam felizes sem se sentirem julgadas, ninguém sequer conhece a tua vida direito. Se permita aprender.

5. Chega de concorrência imaginária

Não somos concorrentes umas das outras, não estamos disputando quem é mais ou menos que a outra. Somos maioria e deveríamos nos unir em prol do bem para todas. Simples assim. Esta idéia de que mulheres são concorrentes e competitivas entre si precisa ser jogada por terra e vamos começar já. Vamos ser amigas e parceiras umas das outras.

Leita também:

É isso, uma pequena “wish list” nada simples e bem difícil de se alcançar mas que pode mudar muito a vida de todas nós. Esta vai para a minha mesa, pra eu olhar e lembrar todos os dias dos meus propósitos diários, assim não dá pra esquecer. E a sua?

 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)