Morar na Europa: Mudança em Família (Aventura em Família)

3 min


Eu decidi morar na Europa com minha família, meu esposo e filho (hoje com 11 anos) em 2022, no entanto, só conseguimos mudar de fato em março de 2024. Sim, nosso planejamento familiar de mudança demorou praticamente dois anos. Foram muitas conversas com o marido, com o filho, contas na ponta do lápis para que nada saísse fora do planejado e ideias do que queríamos para nós.

Essa decisão se iniciou a partir da vontade de buscar mais qualidade de vida para nosso filho. Morar na Europa hoje está possibilitando ao meu filho andar de bike na rua, brincar em frente de casa e ter uma liberdade na infância que não conseguimos encontrar em São Paulo, na zona sul. Decidimos pela Irlanda porque eu já tinha um irmã morando aqui há alguns anos e a possibilidade de atravessar o oceano e ver um rosto familiar do outro lado, confesso, nos dá muito mais coragem.

Mudar para a Europa em família é complicado porque várias coisas precisam “casar”. Precisamos administrar a saúde mental da nossa criança que vai deixar para tráz amigos e a escola que tanto gostava, administrar para mim, um novo começo em relação ao meu trabalho, já que sou empreendedora e uma nova rotina para meu marido que já trabalhava no estilo home-office, mas agora está em um fuso horário de +3h ou dependendo dos meses +4 horas.

Eu não vou mentir para você que está me lendo. Este é meu primeiro artigo a respeito do assunto e vou voltar mais vezes aqui no Mãe Pop para escrever mais sobre esta nova fase de nossas vidas. Depois de escrever muito aqui sobre amamentação, maternidade e gravidez, agora é a fase de escrever sobre essa grande aventura em família.

Estamos morando na Europa há 2 meses apenas e ainda tudo é uma grande novidade. Se você está começando a pensar sobre isso com sua família, fique atendo aos próximos capítulos dessa história, que trarei ao longo do tempo mais informações sobre morar na Europa, especificamente na Irlanda.

Escolhemos uma cidade pequena na Irlanda, bem no estilo interior e para nós que saímos da vida agitada e urbana de São Paulo é uma grande mudança, para melhor, obviamente. Claro que estamos nos acostumando com o fato de não termos a mão, a qualquer hora do dia, um ifood que resolvia a correria do nosso dia a dia (confesso, sinto saudades da praticidade), mas a troca está valendo muito a pena.

Para não ficar jogando conversa fora sobre morar na Europa eu vou deixar 3 dicas importantes que ajudaram meu marido e eu sobre a tomada de decisão:

1. Faça contas a respeito do seu custo de vida, seja honesto em relação a isso. Veja quanto você gasta mensalmente morando exatamente onde está atualmente e se fosse morar na Europa. Peça ajuda ao chat GPT nesta conta e em relação a cidade escolhida.

2. Entre em grupos de brasileiros morando fora, especificamente nos locais que você deseja morar e comece a observar as postagens do dia a dia deles. Isso te ajuda a ter uma noção sobre os desafios que você irá enfrentar na nova cidade.

3. Seja sempre honesto com seus filhos sobre estes desejos e possibilidades, não deixe para avisar as crianças no último minuto do segundo tempo. Faça com que elas participem dessa tomada de decisão. Aqui ajudou muito mostrar fotos do local, falar sobre como era a escola na Irlanda e quais seriam as vantagens dessa mudança.

Nós sabemos que haverão perdas no meio do caminho, deixamos para tráz muito do que a gente conhecia para para começar do zero em um local totalmente novo, mas estamos confiantes que essas mudanças farão bem para mim e para minha família a longo prazo. O início pode ser cheio de desafios, mas o bônus desses desafios iniciais superam as dificuldades.

A princípio, posso te adiantar que morar na Europa tem sido gratificante. Por enquanto, nossas surpresas estão sendo ótimas e o lugar que escolhemos é lindo. Ao longo do tempo eu irei trazer mais informações sobre esta aventura familiar. Considerando que o ano escolar na Europa começa no final de agosto/setembro e logo meu filho começa na escola nova, não vai faltar assunto. Até o próximo post!

Leia mais:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual