Meu bebê esta mordendo meu peito, e agora?

4 min


668 shares
Meu bebê esta mordendo meu peito
Meu bebê esta mordendo meu peito

Desde que eu comecei com o site a 2 anos atrás uma das coisas que mais ouço é: “Meu bebê esta mordendo meu peito, o que eu faço”?

Muitas mães contam que mesmo falando não, a criança continua fazendo. A primeira coisa que você precisa saber é que o bebê não faz isto por mal, não mesmo. Seu filho não tem a intenção de te machucar. Claro que nosso instinto de defesa na hora aflora e possivelmente muitas devem sentir raiva ou vontade de chorar e isto geralmente vem com o grito da mãe que acaba assustando o bebê e ele chora inconsolável porque viu que te magoou.

Alguns bebês até ficam com um certo trauma do peito se o susto na hora da mordida foi muito grande pra ele e ficam com medo de mamar de novo porque não querem machucar a mãe, outros acham tudo engraçado e seguem a vida com umas mordiscadas aqui outras ali. A mãe sofre, claro.

Descubra as possíveis causas e o que fazer:

Esta coçando a gengiva?

Então tente dar mordedores geladinhos ou coisas que ele possa coçar bem a gengiva antes de mamar.

Esta cansado e com sono?

Fique atenta, se o bebê começou a cochilar, talvez seja a hora de retirar gentilmente o peito da boca dele pra ele dormir, as vezes dormindo eles mordem sem perceber.

Ele usa chupeta e mamadeira?

Um bebê que morde também pode fazer isso por causa da confusão que os bicos causam, o sugar na mamadeira e no peito são diferentes e quando ele tenta fazer do mesmo jeito na mama da mãe, pode machucar. O ideal é não usar bicos artificiais, além de todos os outros problemas que eles causam, ainda podem fazer com que o seu filho te morda sem querer.

Escrevi um pouco sobre isso aqui: O ciclo de problemas, chupeta, mamadeira e baixa produção de leite.

A pega esta correta?

Se o bebê for recém nascido e estiver mordendo seu peito, provavelmente um dos (não o único) problemas podem ser a pega errada, outros podem estar associados a disfunções orais e no segundo caso é preciso procurar um especialista como um fonoaudiólogo para avaliar.

O bebê esta distraído com alguma coisa?

Sim, eles podem morder simplesmente por distração, no caso, amamentar em um local sem distrações em que ele possa se concentrar na mamada é uma boa opção para evitar esses momentos dolorosos.

Ele quer chamar a sua atenção por algum motivo?

Geralmente quando as mães conversam com outras pessoas durante a mamada, eles podem querer a atenção apenas e mordem como protesto, tente olhar para e conversar com ele enquanto amamenta dividindo sua atenção com ele.

Ele esta estressado com alguma coisa?

Se ele estiver estressado, tente descobrir o motivo para tentar diminuir o estresse do bebê no momento da mamada.

Seu peito esta cheio demais e o jato de leite esta forte? 

Um peito cheio demais e com um jato muito forte de leite pode ser ordenhado um pouco antes de ser oferecido para diminuir a intensidade do leite, assim seu filho mama com maior tranquilidade.

Falando de um jeito prático na hora da mordida:

  • Evite gritar, eu sei, missão quase impossível, mas gritando alto e brigando você pode se ver em duas situações: uma é ele achar graça e fazer mais ainda, outra é ele se assustar, chorar e não querer mais mamar.
  • Retire o peito da boca do bebê a avise de um jeito sério, firme e sem gritar: “morder machuca o peito da mamãe, não faça isto”. Ou alguma outra frase que você ache mais adequada para a sua família e que sinalize para ele que ele não deve ter morder. Em seguida dê o peito de novo para a criança. E se morder de novo, repita o processo do aviso e retirada do peito, dando em seguida.
  • Se for um problema de pega errada, corrija a pega e logo as mordidas acabarão. Veja como fazer a pega correta aqui: Como fazer a pega correta para amamentar

Crianças aprendem muito com a repetição e as vezes precisamos repetir algumas coisas várias vezes até que ela entenda, o mesmo acontece com as mordidas. Esteja sempre atenta ao posicionamento do bebê durante a mamada, não somente a pega errada, mas estar mal posicionado cansa o bebê, estressa e ele pode morder.
Tente dar atenção para o seu filho enquanto ele mama e tente amamentar sem muitos barulhos por perto para não distraí-lo. Não insista em amamentar seu filho se ele não quiser, isto pode fazer com que ele te morda para evitar a mamada, amamentar em livre demanda também é respeitar quando a criança não quer mais mamar, mesmo que você ache que não foi suficiente, acredite, para ela foi. Saiba mais sobre a livre demanda aqui: O que é livre demanda e por quê precisamos dela.

Não responda com agressividade e violência a mordida.

Já me espantei bastante com situações em que algumas mães disseram que tampam o nariz da criança, batem em sua cabeça, testa ou no bumbum quando ela morde. PELO AMOR DE TUDO de bom que existe nesse mundo e em todos os que você acredita: NUNCA FAÇA UMA COISA DESTAS. Assim em letras garrafais mesmo porque é um absurdo tão grande que dá até calafrios só de imaginar uma mãe fazendo isto, por infelicidade minha e dos bebês já lí mães falando que fazem.

E lembre-se: o nascimento dos dentes não é motivo para ter medo de mordidas porque quando o bebê esta mamando corretamente, a língua dele fica posicionada em cima dos dentinhos inferiores (geralmente os primeiros a nascer) e logo não existe contato dos dentes com o seu peito. Então, não é preciso desmamar um bebê só porque os dentes estão nascendo.

Depois disto, mesmo com todos os dentes na boca, se o bebê estiver fazendo a pega correta e não passando por nenhuma das situações descritas, ele não irá te morder em momento nenhum porque é um expert na mamada. Palavra de mãe que amamentou um bebê com todos os dentes na boca e nunca teve problemas com mordidas frequentes. 😉

Leia também:


Like it? Share with your friends!

668 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
1
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
12
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)