O medo de não conseguir amamentar faz parte dos pensamentos de muitas mulheres.
E a ideia irreal de que não são somos capazes de nutrir nossos filhos é o que mais sustenta o medo de não conseguir amamentar. Isto porque nos fizeram acreditar ao longo dos anos que nosso leite era fraco.
Ou que não éramos capazes de produzi-lo na quantidade adequada para nossos filhos.
Nos fizeram acreditar que nosso leite não era suficiente para sustentar nossos filhos e que ele precisava de complemento para que o bebê crescesse forte e saudável.
A ideia de mães que não conseguem produzir um leite adequado para seus filhos tem tudo a ver com a indústria e seu anseio pelo consumo e vendas. Não há na história nada que indique, que o leite materno em algum momento não foi capaz de cumprir seu papel.
No entanto, há na história e ainda acontece, crianças que foram e são prejudicadas pelo consumo irrestrito e sem indicação real médica de leite artificial. Desde alergias alimentares e ao próprio leite de vaca, diarréias e tragédias que marcaram a história como crianças que morreram por consumir leite de vaca no lugar de leite materno.
O medo de não conseguir amamentar foi colocado em nossas cabeças, ele não nasceu porque em algum momento o leite materno nos decepcionou em sua função principal.
Leite materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê, é como um organismo vivo que se adapta as necessidades de cada bebê e acompanha as mudanças necessárias para o bebê de acordo com seu crescimento. Nenhum outro leite é capaz de ser tão específico e dinâmico para o bebê como leite materno.
O medo de não conseguir amamentar assola mães diariamente, desde sua gestação até o momento em quê ela coloca seu filho nos braços.
Tudo pode se tornar um problema, desde um bebê que mama o tempo inteiro (e isto é o normal), quanto a anatomia da mama materna com bicos planos (e hoje sabemos que bicos planos amamentam normalmente).
O medo de não conseguir amamentar começa na cabeça materna e não na mama. A produção de leite também começa na cabeça materna e não mama. O que você quer que ocupe seus pensamentos? A ideia de que você não irá conseguir ou a ideia de que você é capaz de nutrir seu filho?
Se informe, busque ajuda e apoio, aprenda sobre amamentação e se mantenha firme na sua decisão de amamentar seu bebê. Neste momento você perceberá que o medo perde toda sua força quando nos informamos e nos preparamos.
Artigos importantes para acabar com seu medo de não conseguir amamentar:
- Como fazer a pega correta para amamentar seu bebê e não sentir dor
- Tipos de mamas: há interferência na amamentação?
- Produtos que ajudam na amamentação, será?
- Indústrias de alimentos infantis e o desmame comercial
- Vou conseguir amamentar? A insegurança materna
- Produção de leite materno: como ela acontece?