A mamada dos sonhos é uma técnica popular conhecida entre muitas mães como uma forma de fazer o bebê a acordar menos durante a noite para mamar.
A grande dúvida é se esta mamada dos sonhos, tão popular, realmente funciona. Muitas mulheres dirão que sim, que com elas funcionou totalmente. Outras dirão que não fez diferença aplicar este tipo de técnica.
A grande verdade é que quando se trata do sono infantil, não há regras e nem técnicas que funcionem para todos. Isto porque cada bebê é diferente e porque a evolução do sono infantil se trata de desenvolvimento físico e neurológico.
Não há como dizer que um bebê “se acostumou” a mamar de noite ou esta fazendo “associação” do peito com o sono porque ambas as coisas servem justamente para ajudar o bebê a se desenvolver de forma saudável.
O que é mamada dos sonhos e como funciona?
É um tipo de mamada oferecida para o bebê entre as 10h e 23h para mantê-lo saciado na intenção (ou esperança) de que ele não acorde mais durante a noite com fome.
>> Precisa acordar o bebê para mamar e quais os sinais de fome no bebê?
Mesmo se o bebê já estiver dormindo, algumas pessoas sugerem acordá-lo para dar a mamada dos sonhos ou tentar fazer isso com o bebê dormindo mesmo. A ideia é encher a barriga do bebê. Que estranho, não é mesmo?
Imagina você estar dormindo e alguém vir colocar comida na sua boca pra encher sua barriga durante a noite? Wow.
Em tese pode até funcionar para bebês que fazem uso de fórmula artificial (e não são todos, muitos bebês de fórmula também acordam durante a noite para mamar). Para bebês que mamam exclusivamente no peito e fazem livre demanda, a estratégia pode não significar nada.
Sempre fui a favor de oferecer o peito para o bebê sempre que ele sentir necessidade. Não acredito em associação com peito para dormir, porque entendo o sono e a regularização do ciclo de sono do bebê como algo que ocorre de forma natural e sem treinamento.
>> Diferenças entre sono de bebê e de adultos
Afinal de contas, o olhar para o bebê e identificar suas necessidades particulares vale muito mais do que qualquer técnica.
Além disso, quando uma mãe acredita que a mamada dos sonhos é a solução para suas noites em claro e tenta aplicar a técnica, pode esquecer de perceber que nem sempre, o bebê vai acordar por fome.
Nos primeiros meses, a exterogestação é um dos motivos que fazem bebês acordarem várias e várias vezes para estar ao lado de suas mães.
O instinto de sobrevivência adquirido a bilhões de anos também faz com quê nossos bebês desejem estar ao nosso lado. Por isso, a cama compartilhada é vista como benéfica para uma grande quantidade de famílias.
Imagina que se o bebê acorda de noite para estar ao lado da mãe e a mãe oferece o peito para o bebê, ele, obviamente não irá recusar. Leite materno é incrível e benéfico, ele tem mais é que mamar mesmo.
No entanto, pense por alguns segundos que seu bebê, esta mamando e com isso, ele esta perto de você. Em seus braços, em seu colo. Do seu ladinho na cama e isto, amiga materna, é o que eles mais querem (principalmente nos primeiros meses – ou anos).
Não há técnica de mamada dos sonhos que atenda aquele bebê específico em um mundo cheio de bebês com perfis e necessidades tão particulares. Há um tempo para tudo nada vida. E o desenvolvimento do sono do bebê, leva um cadinho de tempo, tenha paciência.
Os primeiros meses serão doloridos demais e difíceis, mas irão passar. Um dia, quando olhar para traz e perceber que se passaram 6 anos ou mais, sentirá saudade daquele pacotinho de alegria que te despertava no meio da noite para estar apenas, pertinho de você.