Gravidez Anembrionária: O Que É e Porque Acontece?

Não é possível prevenir este tipo de problema.2 min


Uma gravidez anembrionária ocorre quando um óvulo se implanta no útero, mas não se desenvolve como embrião.

Gravidez anembrionária significa “sem embrião”. É uma das principais causas de aborto precoce e espontâneo. Costuma ocorrer tão cedo, que a mulher pode nem perceber que engravidou.

>> Concepção: como acontece o encontro entre óvulo e espermatozóide

Cerca de 1 em cada 2 abortos no primeiro trimestre possuem como causa um óvulo sem embrião.

Quando há uma gravidez, o óvulo se fixa na parede do útero e o embrião começa a se desenvolver. Até 5 ou 6 semanas, o embrião precisa estar presente dentro do óvulo.

Se o embrião não se desenvolve, o óvulo desenvolve um saco gestacional e cresce, mas sem embrião. Por isso a gravidez anembrionária é chamada “sem embrião”.

Sinais de gravidez anembrionária

Os sintomas de gravidez são presentes e até um teste de gravidez positivo ou ciclo menstrual perdido. E então, há sintomas de aborto espontâneo como:

  • Cólicas abdominais
  • Corrimento vaginal ou sangramento
  • Um ciclo menstrual mais intenso que a maioria

Estes são possíveis sintomas de aborto espontâneo, mas nem todo sangramento no primeiro trimestre significa aborto. Converse com seu médico a respeito.

Diagnostico

Em um exame de sangue de gravidez, o resultado pode dar inconclusivo ou um falso positivo. Isto ocorre porque o hormônio da gravidez, a gonadotrofina coriônica humana (HCG), aumenta e logo depois do aborto começa a cair.

Em alguns casos, uma ultrassonografia pode confirmar que não há a presença de um embrião dentro do saco gestacional.

>> Ultrassom Morfológico na gravidez: o que é e como funciona

Causas da gravidez anembrionária

Problemas nos cromossomos podem ser uma das causas. Espermatozóides ou óvulos de baixa qualidade, uma divisão celular anormal e outros fatores. O corpo acaba interrompendo a gravidez.

É importante entender que você não fez nada para causar este aborto e não poderia tê-lo evitado. Para a maioria das mulheres, uma gravidez sem embrião ocorre apenas uma vez.

Dúvidas comuns sobre gravidez anembrionária

  1. Afetará as chances de ter outro bebê?

Não, fique tranquila. Mulheres que tiveram um aborto espontâneo têm uma alta taxa de sucesso na próxima gravidez.

  1. Quando você pode engravidar novamente após a gravidez anembrionária?

Os médicos recomendam esperar ao menos mais um ciclo menstrual para novas tentativas. 

  1. Como prevenir a gravidez anembrionária?

Não é possível prevenir este tipo de problema, no entanto, ela costuma acontecer apenas uma vez em cada mulher que engravida.


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual