Grávida Pode Fazer Tatuagem e Micropigmentação?

Muitos acreditam que grávida não possa fazer alguns procedimentos como tatuagem e micropigmentação por causa da segurança do procedimento.3 min


grávida pode fazer tatuagem, Pode Fazer Tatuagem Amamentando?

Sempre me perguntam se grávida pode fazer tatuagem. E agora, também se pode fazer micropigmentação.

Como tatuadora e micropigmentadora é simples esclarecer se grávida pode fazer tatuagem e qualquer outro procedimento que envolva microagulhamento ou aplicação de produtos na pele.

Grávida não pode fazer tatuagem ou micropigmentação durante o período da gestação e é aconselhado esperar pelo menos 40 dias após o parto.

Amamentando pode fazer tatuagem, veja mais aqui >> Pode Fazer Tatuagem Amamentando?

Muitos acreditam que grávida não possa fazer alguns procedimentos como tatuagem e micropigmentação por causa da segurança do procedimento. Ou seja, possibilidade de pegar algum tipo de doença e transmitir para o feto.

No entanto, esta não é a questão. Mesmo porque, se fosse o caso, grávida não poderia sequer fazer as unhas na manicure, pois o nível de possível exposição a riscos de contrair doenças é próximo, senão parecido.

>> Significado Das Tatuagens: nas Relações, no Passado e no Presente

Todo profissional tatuador, manicure e micropigmentadores precisam seguir regras de biossegurança para evitar contaminações em qualquer cliente, estando grávida ou não. A segurança do local deve ser observada em todos os momentos.

No meu estúdio a biossegurança é levada totalmente a sério e toda cliente que atendo percebe na prática o nível de segurança que existe na atuação. Desde a limpeza do ambiente, esterilização de itens até uso de EPIs e materiais totalmente descartáveis. Você estará segura sendo atendida no Sue Maistro • Ink and Beauty •

Mas então, grávida pode fazer tatuagem e micropigmentação?

A resposta é não. E vou te explicar o real motivo.

Durante a gravidez há uma flutuação muito grande de hormônios no corpo feminino. E estes hormônios servem para gestar seu bebê. Desde mudanças na pele até nos cabelos, estes hormônios chegam causando uma revolução em todo nosso corpo.

A tatuagem e a micropigmentação são como pequenas injúrias na pele. Agulhas irão passar pela sua pele para inserir nela o pigmento de tinta. Na tatuagem será em uma camada mais profunda e na micropigmentação em uma camada mais superficial.

No entanto, ambos os procedimentos dependem do estado geral da sua pele e saúde para que haja uma boa cicatrização e fixação de pigmentos. E justamente, os hormônios que estão flutuando de forma intensa em seu corpo neste período podem interferir neste processo.

>> Tatuagens: 3 coisas que elas podem dizer sobre você

Os resultados podem ser desde uma pele que se inflama com maior facilidade, se tornando um problema maior do que é, até uma pele que não fixa o pigmento.

Não vale a pena passar por estes tipos de procedimentos se você sabe que seu corpo não irá fixar o pigmento corretamente e poderá inflamar com maior facilidade. O melhor é esperar.

Uma inflamação na pele pode necessitar de uso de medicamentos, o que não é adequado durante a gravidez.

A escolha de um estúdio que não siga as regras de biossegurança adequadamente podem te expor a riscos de contrair doenças como hepatite C, HIV, entre outras. Estando ou não grávida.

>> Micropigmentação Labial: a nova queridinha feminina

Algumas pessoas acreditam que o problema esta no pigmento atingindo a corrente sanguínea, mas acontece que a aplicação do pigmento (tanto o da tatuagem quanto o da micropigmentação – que são diferentes), não atinge a corrente sanguínea, o máximo que pode chegar é próximo a alguns vasinhos superficiais. Não existem pesquisas científicas claras a respeito de como o pigmento interfere na saúde sendo aplicado em uma grávida (ou seja, melhor não fazer).

A remoção da tatuagem a laser também não pode ser feita por grávidas e nem por mulheres amamentando, pois, aí sim, o pigmento entra na corrente sanguínea. Pois ele é “quebrado de sua cápsula” pelo laser, para poder ser dissolvido, entrando na corrente sanguínea para ser eliminado pelo corpo.

>> Tatuagem com Nome de Filho: Ideias Lindas Para Inspirar


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)