Significado Das Tatuagens: nas Relações, no Passado e no Presente

Você deseja saber o que significam suas tatuagens? Olhe para dentro. Pense na época em que ela foi feita, na forma e local escolhidos, nas cores ou não que ela possui.2 min


O significado das tatuagens já foi abordado por uma série de profissionais, desde a comunicação social até a saúde emocional e mental.

Definir o significado das tatuagens é como caminhar em um campo que floresce em corpos e arte. As cores, formas, símbolos, local e momento em quê foram feitas são como memórias repletas de significados e emoções. A arte corporal pode revelar aspectos não verbalizados do ser humano, desde os aspectos de seu passado, seu presente e até das relações que o mesmo estabeleceu com as pessoas que passaram por sua vida.

>> Tatuagens para mães: 17 ideias para amar, tatuar e homenagear seu filho

Tatuagens na parte de traz do tornozelo, mostram para nós o calcanhar de Aquiles de cada um. O que esta ali? Qual o significado das tatuagens nesta posição? Para quem conhece a história de Aquiles, já tem uma dica que poderá ou não ser moldada a história individual de cada um.

Para um psicanalista, abordar as tatuagens de forma parecida com os sonhos e fantasias pode ser um começo de caminho para seu cliente. Isto porque as tatuagens podem representar pensamentos e sentimentos sobre os quais não falamos e sequer reconhecemos. Podem ser como símbolos, cobertos por camadas de significações.

>> Tatuagem com Nome de Filho: Ideias Lindas Para Inspirar

Tatuagens com a imagem de filhos, mães e todo tipo de entes queridos pela pessoa tatuada, podem ser a representação simbólica de uma conexão corpórea visceral daquele que é representado. Pode preservar a memória do vínculo e do amor entre ambos.

A exploração da arte no corpo é também a exploração de pensamentos e emoções complexas de relacionamentos e momentos de vida marcantes.

Ao mesmo tempo que para aquele que se tatua a tatuagem pode representar a libertação de uma infância controlada ao extremo, ela também serve para provar a liberdade conquistada. Chocar todos aqueles que não a aprovariam e impor o controle de si mesmo como algo que foi conquistado.

>> 30 tatuagens feitas por mães para se inspirar

E embora em determinado momento uma pessoa se tatue para enviar uma mensagem para o outro e até para si mesmo, o significado das tatuagens não é estático, eles evoluem e até mesmo deixam de significar, se tornando apenas um apelo estético de um passado que já foi superado ou não significa mais.

Você deseja saber o que significam suas tatuagens? Olhe para dentro. Pense na época em que ela foi feita, na forma e local escolhidos, nas cores ou não que ela possui.

Vamos tatuar?

Conheça meu estúdio aqui >> Sue Maistro • Ink & Beauty e me escreva no: [email protected] contando o que você quer tatuar, onde e enviando uma referência se tiver. Vou criar algo lindo e original para você.

Os seres humanos tatuam a pele, entalham os dentes e enfeitam-se com ornamentos desde os tempos pré-históricos: às vezes para se destacar, às vezes para se misturar a um grupo. Uma tatuagem modifica a auto-estima, compensa algo que falta ou é inadequado.

Uma caveira, por exemplo, faz com que você e todos que olham para você honrar seu controle sobre a morte. O crânio insiste que você não está com medo e até mesmo “possui” a morte. Se você enfatiza os dentes, o sinal é uma exibição de ameaça que deve intimidar adversários em potencial transformando seu sistema nervoso em coragem e luta.

A tatuagem é um símbolo do comportamento poderoso, ela pára o tempo implicando que você como eterno presente, muda seu corpo permanentemente. Decidir por se submeter as agulhas do tatuador é como um ritual de iniciação doloroso de forma modesta. É um compromisso como uma experiência de conversão, uma marca de independência ou conformidade.

Leia mais:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual