Dormir para crescer: o hormônio do crescimento nas crianças

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Dormir para crescer

Você já deve ter ouvido falar que é importante a criança dormir para crescer e que somente assim o hormônio do crescimento é liberado.

Na prática, como isto funciona? Dormir para crescer é um papo antigo. As mães das mães vivem falando, vai dizer que não?

O sono tem importância vital no desenvolvimento e saúde do ser humano, principalmente aqueles que estão em fase de crescimento.

O hormônio do crescimento (GH) é liberado no período da noite, mas não é em qualquer período.

Ele costuma ser liberado no início da noite, período entre 23h30 e 2h30 da manhã. O que significa que não somente a quantidade de horas que seu filho dorme é importante, como também a hora em que ele dorme.

O hormônio do crescimento é liberado na fase profunda do sono, então, para que seu filho esteja em sono profundo no momento da liberação do hormônio, o momento ideal para ir para cama seria as 21h.

Crianças que dormem muito tarde  podem ter o crescimento e qualidade do sono prejudicados. Além disso, noites de sono ruins estão relacionadas ao maior risco de obesidade e ao desenvolvimento de alzheimer na idade adulta, segundo alguns estudos.

Tabela das horas recomendadas de sono, de acordo com a National Sleep Foundation

dormir para crescer

Magda Lahorgue Nunes, do Departamento de Neurologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, diz que no Brasil seguimos as recomendações internacionais da National Sleep Foundation. Uma organização respeitada no mundo inteiro.

Quanto menor o bebê, mais tempo de sono ele geralmente precisa, no entanto, bebês também precisam mamar durante a noite. Então seu ritmo de sono tem intervalos menores do que o de uma criança acima de 1 ano ou 2. Veja mais sobre o sono dos bebês aqui: Amamentação noturna e o padrão de sono dos bebês.

Então não entre na neura e não se preocupe se o seu bebê acorda para mamar durante a madrugada ou não tem uma rotina de sono já estabelecida, este é o normal dos bebês, ok?

Dormir bem para não ficar obeso na idade adulta.

Uma pesquisa realizada em uma Universidade da Australia do Sul com 2 mil jovens entre 9 e 16 anos chegou a conclusão que dormir cedo ajuda a manter a forma e disposição. A pesquisa descobriu que jovens que iam para a cama tarde, tinham até 1,5 mais chances de se tornarem obesos.

Dormir bem também pode evitar o desenvolvimento do Alzheimer.

“O sono interrompido parece estar associado com o acúmulo de placas de amilóide, um traço característico do mal de Alzheimer, nos cérebros de pessoas sem problemas de memória”, diz o autor do estudo Yo-El Ju, da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, e membro da Academia Americana de Neurologia. “Mais pesquisas são necessárias para determinar por que isso acontece e se as alterações do sono podem prever o declínio cognitivo, nosso estudo estabelece as bases para investigar se a manipulação do sono é uma estratégia possível na prevenção ou redução da doença de Alzheimer”. Fonte: Science Dayle

Estabeleça uma rotina de sono

Crianças geralmente se sentem seguras com rotinas porque isto é o indicativo do que esta para acontecer na sua vida diária. Ter uma rotina do sono pode ser importante para mostrar para a criança que aquela hora é a hora de se acalmar e se preparar para a noite. O ritual do sono é importante até mesmo para adultos que possuem dificuldades para dormir. Crianças que não entendem e nem conhecem seus limites físicos e mentais precisam ser ajudadas e entrar neste processo e a a criarem a rotina do sono.

Aqui em minha casa, quando o dia escurece, é como eu sinalizo para meu filho que o dia acabou e que é a hora dos adultos. Então, não tem mais TV para ele, abaixo o som da TV se ela estiver ligada na sala, apago várias luzes da casa e ficamos no meio escuro. Assim ele percebe que estamos nos preparando para dormir.

Brincadeiras muito agitadas são deixadas para o dia seguinte, quando o “sol acorda” e as brincadeiras na parte da noite são conversas, histórias e músicas.

As atividades da noite geralmente seguem uma ordem: banho, janta, lanchinho, escovo os dentes e entramos em “modo noturno” como mencionei acima. Cada família encontra uma forma para criar sua própria rotina noturna e as coisas acabam se ajustando de uma forma que seja bom para todos.

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