O corpo feminino passa por várias fases e com elas, nosso espírito muda também. Pensando nessas várias fases do corpo feminino e o quanto mudamos com ela, trago para vocês hoje um artigo que irá falar de cada fase com algumas dicas de como agir perante nossas vulnerabilidades, alimentação e possíveis estilo de vida que podem fazer você se sentir melhor consigo mesma.
São apenas dicas que podem ou não servir para todas, aproveite o que se encaixa para sua vida e adapte. Eu gostaria muito de ter tido algumas destas informações na época da adolescência e quando era mais jovem. 🙂 Mas há algo que a maturidade me deu, muito mais importante do que as alterações do corpo feminino e como ele vai mudando com o passar dos anos, a maturidade me permitiu aprender sobre mim mesma.
Percebi que a vida da mulher passa por fases mágicas. Os estágios do corpo feminino e suas fases são uma metamorfose que nos permite amareducer de forma profunda e estas fases da nossa própria natureza feminina nos ensinam muito sobre resiliência. Assim comos os ciclos da natureza, as fases de vida da mulher são como um grande arco de crescimento, amadurecimento e desaceleração instintiva.
A sabedoria que adquirimos ao longo do tempo nos tornam cada dia mais intuitivas e alinha nossos ciclos de uma forma poderosa. Este continuum da vida feminina, do corpo feminino, nos fazem avaliar nossos pontos fortes e nossas vulnerabilidades à medida que nos transformamos. A natureza nos guia de forma sutil ao longo dos anos pelas passagens da vida.
Este artigo sobre corpo feminino é um guia para que você se apoie em cada estágio. O corpo feminino passa por 4 estágios e cada uma destas fases possuem mudanças significativas e específicas de cada uma onde podemos nos abastecer com nutrientes, atividades e tudo aquilo que nos ajude a prosperar.
- Adolescência
- Jovem mulher
- Mãe ou mulher adulta (para as que decidiram não ser mães)
- Mulher madura
O corpo feminino em fases
1. Adolescencia
Período de tempo aproximado: 12-13 anos de idade até o final do ensino médio. Nesta fase a jovem adolescente está em processo de crescimento e seu corpo precisa de hidratação, nutrição, estrutura, controle do estresse inerentes ao desenvolvimento desta fase e o cuidado para que a imagem pessoal (tão importante para as adolescentes) seja algo que a deixe feliz e satisfeita consigo mesma.
Vulnerabilidades das adolescentes
O maior desenvolvimento físico e emocional da puberdade costuma acontecer como momentos mais dramáticos de crescimento e adaptação as experiências sociais. Esta fase é potencializada pela forma que ela se enxerga no mundo, principalmente através da sua imagem corporal que possui uma forte influência em seu íntimo e é afetada pelo seu círculo social. Sentir-se aceita e acolhida exatamente por quem ela é, faz uma diferença enorme em seu ser. Muito mais do que ter um corpo perfeito.
Alimentos ricos em nutrientes que ajude seu corpo a lidar com os processos químicos e regulação hormonal da fase podem beneficiar a adolescente. Este também é um momento em que o consumo excessivo de alimentos processados e açúcar pode contribuir para desequilíbrios hormonais e transtornos de humor.
Nutrientes de cura para adolescentes: A pressão pelas quais as adolescentes passam com todas as mudanças físicas e emocionais as influenciam muito. E por isso, é importante focar em alimentos que a ajudem neste momento. Naturalmente o corpo feminino da adolescente pede por alimentos doces, aterrados e anabólicos. Isto as apoiam em seus crescimento e desenvolvimento corporal. No entanto, é útil tentar usar opções saudáveis.
- Grãos integrais como arroz,
- Aveia, quinoa e trigo sarraceno,
- Legumes,
- Verduras,
- Tubérculos e frutas como frutas vermelhas e bananas.
Fontes saudáveis de carboidratos e açúcar podem ser encontradas em alimentos integrais, que possuem muitos nutrientes e benefícios adicionais. Sugestões de alimentos para fortalecimento físico: Ovos, carnes magras, peixes, frutas e vegetais frescos, legumes, nozes e sementes, grãos integrais, alimentos amargos (como folhas verdes, cacau e ervas), mel e gorduras saudáveis, como azeite e abacate.
+ Muita água – Beba água para hidratar seu corpo diariamente. Existem muitas contas do quanto devemos beber de água, mas eu faço uma conta simples: 1/3 do meu peso. Então se você pesa 67k, você precisa dividir este valor por 3 e terá uma média de: 2,200L de água.
- Ervas curativas: Gengibre, canela, açafrão, casta baga de árvore (também conhecida como vitex)
- Chás calmantes: camomila e erva-cidreira
- Atividades: Caminhar, correr, esportes escolares, dançar, nadar ou malhar na academia
- A respiração é uma ferramenta útil para a ansiedade. Faça mini “pausas para respirar” ao longo do dia, antes das provas ou sempre que se sentir sobrecarregada. Simplesmente inspire profundamente por 7 contagens, segure por 2 e expire por 7 contagens.
2. Jovem mulher
Prazo Aproximado: 20 anos até a maturidade ou até a concepção do primeiro filho. Nesta fase nossa identidade esta terminando seu processo de formação, desenvolvemos nossos taletos natos ou adquiridos, temos mais equilibrio hormonal e sabemos gerenciar melhor nosso estress. Estamos atentas a possíveis oportunidades profissionais, sobre nossa educação e desejamos alcançar o sucesso.
E é exatamente por isso que podemos trabalhar demais e nos esquecer um pouco de nossa saúde física e emocional. Com isso, há uma propensão ao desequilíbrio geral. Indigestões, azia, desequilibrios hormonais e dificuldades de engravidar (para as que desejam isso). Se você é uma mulher jovem, saiba que os hábitos que você desenvolver hoje, fará grande diferença no resto de sua vida. Use este momento especial da sua vida para ter autocuidado e amor próprio, criar padrões de alimentação saudável como medida preventiva.
Nutrientes de cura para jovens mulheres – Alimentos nutritivos: Alimentos crus, legumes, verduras, nozes e sementes (exceto amendoim), gorduras saudáveis (ghee, azeite, óleo de coco, abacate), ovos, peixes, carnes orgânicas magras e grãos como arroz integral, quinoa e trigo sarraceno. Alimentos ricos em probióticos também são altamente benéficos.
- Beba muita água – Beba ½ do seu peso corporal (em libras) em oz. diariamente
- Ervas nutritivas: cominho, erva-doce, hortelã, açafrão, urtiga, framboesa vermelha
- Chás: manjericão sagrado, bardana, erva-cidreira
Foque em atividades que promovam seu relaxamento e um relacionamento saudável consigo mesma, crie uma rotina de auto cuidado com respiração profunda, meditação, automassagem, banhos longos e passe algum tempo na natureza. Tente se movimentar diariamente para usufruir dos benefícios mentais e físicos das atividades físicas.
Lembre-se: pensamentos gentis desenvolvem em nós mesmas uma postura gentil com as pessoas. E isto faz bem para sua saúde emocional, apesar de ser simples. Respire. Faça mini “pausas para respirar” ao longo do dia ou sempre que se sentir sobrecarregado. Simplesmente inspire profundamente por 7 contagens, segure por 2 e expire por 7 contagens.
3. Mãe ou Mulher Adulta
Prazo Aproximado: Da maturidade ou concepção do primeiro filho até aprox. 55-65 anos. A principal área de foco para a mulher adulta ou para a mãe é sua energia, concepção, saúde mental, prevenção de doenças e bem estar a longo prazo. É hora de se preparar para o futuro.
Vulnerabilidades desta fase: muitas mulheres nesta fase desejam ser mães, outras não desejam e podem ter medo do que as pessoas vão pensar sobre sua decisão. Nesta fase é importante você pensar em preparar seu corpo de forma saudável caso deseje ter filhos e se fortalecer emocionalmente para não deixar as pessoas te tirarem do sério quando você expressar que não deseja ser mãe.
A que deseja ser mãe precisa se informar e se preparar sobre como sua vida pode mudar depois da chegada de uma criança e pensar de forma clara se este desejo esta considerando todas as mudanças que vem com este período tão desafiador na vida de uma mulher. Haverão uma série de desafios que novas mães enfrentam diariamente e a pressão sobre como uma mãe deve ser ou agir é enorme.
As mulheres que escolheram conscientemente nnao ser mães, podem enfrentar vulnerabilidades na vida como expectativas sociais, culpa e estresse por sua tomada de decisão. As vezes esta mulher sofre até mesmo muita cobrança da sociedade como um todo sobre sua não-maternidade. Para as que desejaram ser mães mas não podem, o sofrimento pode ser ainda maior, no entanto, se há um desejo de cuidar de outras pessoas, ele pode ser externado de várias outras formas.
Nutrientes de cura para mães e mulheres adultas – Alimentos nutritivos: Legumes frescos (especialmente folhas verdes escuras) e tubérculos, frutas, ovos de pasto, peixe selvagem, carnes magras, nozes e sementes (exceto amendoim), legumes, lentilhas e grãos integrais como aveia, quinoa e trigo sarraceno . Alimentos ricos em ômega e gorduras saudáveis também são muito benéficos como ghee, azeite, óleo de coco e abacate. Alimentos ricos em probióticos também devem sempre fazer parte da dieta diária.
- Beba muita água – Beba ½ do seu peso corporal (em libras) em oz. diariamente
- Ervas nutritivas: framboesa vermelha, urtiga, raiz de marshmallow, camomila, raiz de dente-de-leão
- Ervas curativas para mães que amamentam: folha de framboesa, folha de urtiga, feno-grego, cardo abençoado, erva-cidreira, palha de aveia
- Ervas curativas para mães com filhos: Ashwagandha, chaga, urtiga, erva-cidreira, kava, sabugueiro, gengibre, açafrão
Não se esqueça que o exercício é importante para a saúde geral em qualquer idade. Se deseja engravidar e não faz exercícios, eles serão importantes para uma gravidez saudável e para evitar o excesso de ganho de peso, além disso, o aumento da quantidade de sangue no corpo feminino durante a gravidez torna o exercício importante para ativar a circulação e combater o cansaço.
Se manter ativa promoverá a energia necessária nos cuidados com os filhos ao longo do tempo e aumentará sua vitalidade no longo prazo, portanto, escolha um tipo de exercício que você realmente goste de fazer. A esta altura do campeonato, perder tempo fazendo coisas das quais você não gosta não deveria ser uma opção diária de vida.
4. Mulher Madura
Prazo Aproximado: 65 anos até o resto da vida. Principais Áreas de Foco: Maturidade, sabedoria, ensino, partilha, desenvolvimento espiritual, reflexão, maestria. O futuro chegou e se você se preparou ao longo dos anos, provavelmente não enfrentará muitos problemas de saúde nesta fase e estará apta para começar a envelhecer com saúde física e mental.
Nesta fase nosso corpo perde lubrificação, fluidez, capacidade de rejuvenescimento, ecapacidade de proteção contra toxinas prejudiciais, no entanto, uma boa alimentação saudável e nutritiva bem como uma rotina e rituais regulares de autocuidado podem te ajudar a diminuir muitos destes infortunios.
Nossa digestão ficará mais sensível e haverá uma sensibilidade alimentar maior, nosso metabolismo e absorção de nutrientes também diminuem com a idade e isso pode interferir na manutenção da nutrição do corpo causando alguns problemas de sono e acuidade mental, fique atenta.
Nutrientes de cura para mulheres maduras – Alimentos curativos: grãos como arroz integral, quinoa e trigo sarraceno, frutas e legumes, verduras cozidas, peixe, ovos, nozes e sementes, frutas cítricas, alimentos ricos em ômega 3 (cavala, salmão, nozes) + gorduras saudáveis (ghee, azeite, óleo de coco, abacate). Alimentos ricos em probióticos também são altamente benéficos para qualquer fase da vida.
Limite alguns alimentos como: vegetais crus, feijões, álcool, cafeína ou açúcares refinados e alimentos processados, como pipoca, biscoitos e batatas fritas. Ervas curativas: Canela, cominho, erva-doce, gengibre, açafrão, casta baga de árvore (também conhecida como vitex), ashwagandha, manjericão sagrado
Tenha um estilo de vida suave, dormir bem é importante para ajudar seu corpo a se reparar e manter-se rejuvenescida. Para combater um metabolismo naturalmente lento, inclua atividades físicas diárias como caminhada e ioga suave. Também é importante manter o corpo aquecido, pois o corpo fica naturalmente mais frio durante esses anos.
- Atividades para desfrutar: caminhada, ioga suave, alongamento, tai-chi e treinamento de resistência.
- Práticas e rotinas de autocuidado: meditação, respiração suave e muito tempo na natureza.
- Socialize! Mantenhaa a mente ativa e engajada. Passe algum tempo com amigos ou entes queridos diariamente, envolva-se em sua comunidade local (como voluntária, participando de eventos ou ingressando em um clube), experimente um novo hobby, viaje ou visite um museu ou galeria de arte. Isto te manterá energizada e conectada.
Seja criativa. Este momento da vida traz inspiração. Honre esse sentimento envolvendo-se em um hobby que lhe traga alegria e sirva como uma válvula de escape para suas visões criativas. Por exemplo, você pode querer escrever um livro de memórias ou um diário de suas experiências de vida para compartilhar com as gerações futuras e até mesmo começar a pintar.
Leia mais: