Como tirar a chupeta do bebê sem sofrimento é uma das maiores preocupações das mães. Você em algum momento decidiu usar este item e no meio do caminho percebeu que ele não é mais necessário ou que seu uso não esta te ajudando, agora vou te dar algumas dicas de como tirar a chupeta do bebê, mas de uma forma que ele não sofra no meio do processo.
Não importa quais os motivos que seu filho começou a usar o bico, o que importa agora é que o desmame da chupeta seja gentil e respeitoso. E saber como tirar a chupeta gentilmente irá te ajudar. Ele agora esta viciado no bico e para ele não poder sugá-lo é um sofrimento real que precisa ser respeitado.
Dependendo da idade da criança, o processo é simples. Quanto mais novo o bebê, mais fácil retirar o bico. Quanto mais tempo a criança usou a chupeta, mais cuidado e respeito é preciso ter para que ela deixe de usá-la.
Como tirar a chupeta de bebês de 0 a 6 meses
Nesta idade é mais fácil. Você pode jogar fora a chupeta e começar a suprir a necessidade de sucção do seu filho com o peito. A opção de jogar fora é porque se o bico fica em casa, você pode ter uma recaída e resolver dar. Nessa idade a necessidade de utilizar a chupeta é mais do adulto do que da criança.
Se o seu bebê usa mamadeira e não mama no peito, a chupeta também pode simplesmente ser jogada fora nesta idade e toda vez que o bebê chorar, ele pode ser ninado e acalentado no colo.
As vezes mães tem a falsa idéia de que o bebê sempre chora porque quer sugar algo. Quando na verdade ele quer apenas estar no colo e aconchego da mamãe. Veja aqui: Todo bebê precisa de colo, calor e conexão.
Repense também o uso da mamadeira, ela causa todos os malefícios que a chupeta, além do desmame precoce. Mas onde oferecer o leite para o bebê? Bom, existem opções muito melhores e expliquei quais e como aqui neste artigo: Como descongelar o oferecer leite materno (os itens podem ser usados para o leite artificial).
Como tirar a chupeta de bebês de 6 meses a 24 meses
Nesta idade, a chupeta esta começando a se tornar um hábito. Você precisa correr contra o tempo para que este hábito não se estabeleça, tornando tudo mais difícil. Algumas medidas podem te ajudar no processo de retirada da chupeta nesta idade, veja:
1.Distraia seu bebê: Agora que seu bebê consegue pegar objetos e brinquedos, distraí-lo com algum brinquedo vai ser muito importante para tirar o foco de atenção dele da chupeta e da necessidade de sugar algo.
2. Use mordedores de várias formas e materiais (de água, geladinho e rígidos): O mordedor vai entrar no lugar da chupeta nesta fase e será muito importante. Os dentes do bebê a partir do sexto mês começam a crescer, isso coça a gengiva e incomoda. O que confunde muitas mães aumentando o uso da chupeta quando na verdade o bebê quer coçar a gengiva. Veja aqui: Nascimento dos dentes no bebê e como agir
3. Atenção, colo e empatia: São muitas fases diferentes e que mudam o tempo inteiro. O bebê de 6 a 12 meses ainda precisa de muito colo, aconchego e atenção da mãe. Tente fazer isto nos momentos em que seu bebê estaria apenas sugando o bico: olhe, converse, brinque, toque, amamente.
4. Introdução alimentar, uma grande aliada: A partir do sexto mês de idade se inicia a introdução alimentar, o que significa que você pode colocar na mão do bebê pedaços de frutas e legumes para ele ter autonomia, sugar e comer a vontade. Veja aqui: O lado fascinante do Baby Led Weaning (BLW)
Lembre-se que nesta fase a chupeta já esta se tornando um hábito frequente que pode ser mudado aos poucos. Com muito carinho e trocas que sejam interessantes para o bebê.
5. Na hora de dormir, não tem jeito: Colo, ninar e que tal uma musica materna? Ninar um bebê não é prejudicial, muito pelo contrário. A chupeta é um mal muito maior. No entanto, se o seu filho passou o dia inteiro sem a chupeta e nesta hora esta sofrendo por isso, não force nenhuma situação para que ele não use. Amamente o bebê para dormir também.
Como tirar a chupeta de crianças de 2 anos ou mais
Além de usar todas as estratégias anteriores, nesta fase você consegue tentar negociar com o seu filho e conversar. Crie situações lúdicas para que ele entenda que não precisa mais usar a chupeta. De qualquer forma, agora é mais difícil abandonar o hábito e isto precisa ser feito com muito cuidado.
É como um desmame gentil do peito, mas no caso, com a chupeta. Você tentará negociar e distrair seu filho com outras atividades e situações. Se houver um protesto grande, não deixe ele sofrer, dê a chupeta para ele se acalmar e tente de novo em outro momento. O processo de retirada deve ser lento, não fique ansiosa. Isto vai acontecer por etapas.
Identifique se o seu filho esta pedindo a chupeta por tédio, tristeza ou ansiedade. Tente suprir estas necessidades emocionais com muito carinho, atenção, colo, beijos e abraços.
Converse sinceramente
Nesta idade você já pode conversar com o seu filho e explicar para ele calmamente que agora ele já esta acrescendo e que juntos vocês dois vão tentar parar de usar a chupeta. Evite criar traumas falando que é feio criança desta idade usar chupeta ou inventando histórias que o deixe triste ou com medo, isto só piora.
Invista na positividade: “você esta crescendo, agora você já vai fazer coisas de criança”, “olha como seu sorriso é lindo sem chupeta”.
Nunca tire a chupeta a força ou coloque coisas ruins nela
Isto pode causar um sofrimento e trauma muito grande no seu filho, além dele ter a confiança em você abalada. Nunca coloque coisas na chupeta para que ele largue e sinta um gosto ruim na boca, você gostaria que fizessem isso com você?
Fiz um artigo que fala sobre esta relação de confiança e sinceridade entre pais e filhos aqui no portal. Ele trata do desmame abrupto do peito, mas o raciocínio se aplica também ao desmame da chupeta: Desmame e mama dodói como técnica
Porque não usar bicos artificiais?
Leia os 2 primeiros artigos para saber mais sobre os malefícios dos bicos para a criança e para a mãe:
- O ciclo de problemas: chupeta, mamadeira e baixa produção de leite materno
- Chupetas e mamadeiras, um incômodo na vida das mães e dos bebês
- Leite no copo para bebês: o melhor método de alimentação depois do peito
- Introdução alimentar com 6 meses de idade: a melhor opção
- Bebê que só dorme mamando: existe algum problema?