Como fazer RG e CPF de bebê: Dicas importantes

3 min


273 shares
Como fazer RG e CPF de bebê
Como fazer RG e CPF de bebê

Você sabe como fazer RG e CPF de bebê? Sabia que estes documentos são muito práticos e importantes para a segurança do bebê?

No entanto, muitos pais não sabem como fazer RG e CPF de bebê e sequer se podem.

Os documentos do bebê, além da certidão de nascimento são bem importantes porque com as digitais colhidas durante o processo e a identificação, o seu bebê pode ser reconhecido e encontrado em qualquer lugar do mundo.

Eu já fiz o RG e CPF do meu filho a algum tempo. Uma facilidade é poder levar o RG em vez da certidão de nascimento quando sair.

Há casos em que o bebê é levado com poucos dias de vida para tirar o documento. Como as digitais ainda não estão totalmente definidas, apenas as impressões digitais dos dedões são documentadas.

No espaço para a assinatura, a identidade dos bebês traz o aviso de que o portador está “impossibilitado de assinar”.

Como fazer o CPF do bebê e qual a idade mínima?

Hoje em dia na hora do registro no cartório vem o CPF de forma gratuita junto com a certidão de nascimento. Portanto você pode fazer os documentos assim que nasce.

Crianças que nasceram antes de 2015 e não fizeram, é preciso ir pessoalmente nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou nos Correios.

Por isso, também não é mais necessário imprimir CPF, como antigamente.

Hoje em dia o CPF não é mais um documento impresso, é apenas um número que fica nos dados cadastrais e vai junto com o RG.

Para o RG já ter o número do CPF, é importante ir fazer primeiro o CPF (caso não tenha na certidão) para já levar o número dele no momento de fazer o RG.

Quais os documentos para fazer CPF?

Você vai precisar levar: A certidão de nascimento do bebê, documentos com fotos do pai ou da mãe.
O número do CPF é gerado na hora e você poderá consultá-lo no Site da Receita Federal para imprimir e levar no momento em que for fazer o RG.

Como fazer RG do bebê?

Depois de ter feito o CPF e impresso o número, você pode ir no Poupatempo, mas não se esqueça de agendar um data e horário de ida ao Poupatempo, isto pode ser feito facilmente pelo celular por meio do aplicativo SP Serviços.

Também é possível agendar pelo telefone 0800 772 3633 (Disque Poupatempo) ou pelo site www.poupatempo.sp.gov.br.

Eu fiz o do meu filho na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, tiraram foto na hora e o atendimento foi excelente, sem filas, multidões ou barulho.

O RG não tem custo. É gratuito tanto no Poupatempo quanto na Assembléia Legislativa.

Que documentos são necessários para fazer RG?

  • Certidão de nascimento do bebê – original e cópia
  • CPF do bebê impresso (o protocolo que você fica com o número quando faz também serve e se já tiver na certidão de nascimento, apenas ela)
  • Duas fotos 3 x 4 do bebê que pode ser tirada no Poupatempo ou em casa mesmo. (coloque o bebê deitado em um fundo branco, tire a foto com o celular ou câmera e mande imprimir no tamanho 3×4)
  • RG (original) do responsável que está levando o bebê para tirar o documento

É preciso levar o bebê junto para colherem as impressões digitais dos dois polegares dele.

O RG demora alguns dias para ficar pronto e caso você faça na Assembleia Legislativa como eu, precisa ir buscar.

No Poupatempo você tem a opção de pedir para entregar em casa via Sedex, a taxa custa R$ 9,90. Mas é preciso avisar no início do atendimento que quer entrega em casa.

Estatísticas oficiais divulgadas pelo programa Poupatempo indicam que somente no Estado de São Paulo 187,1 mil bebês de até três anos tiraram o RG, de janeiro a dezembro de 2014.

No ano anterior, foram 156,8 mil na mesma faixa etária. Em 2015, só de janeiro a maio, mais 95,2 mil crianças de até três anos. Do total de mais de 439 mil bebês que fizeram o RG desde janeiro de 2013, 166,4 mil tinham menos de um ano de idade quando foram levados pelos pais a um dos postos do Poupatempo.

Leia também:

 


Like it? Share with your friends!

273 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)