6 Sintomas da Paixão: Será Que Você Esta Apaixonada?

2 min


Helen Fisher, antropóloga da Universidade Rutgers descobriu em sua pesquisa que existem sinais que o cérebro envia que podem te indicar que você esta apaixonada, então ela listou os 6 sintomas da paixão. Um sentimento que para muitos pode ser inexplicável, de repente, pode ter algo de científico. Conheça os 6 sintomas da paixão e saiba por que nós os sentimos.

6 sintomas científicos sobre a paixão:

1. É ele ou ela. De repente, você acha essa pessoa super especial, alguém que na verdade você procurava a muito tempo e que não tem a menor comparação com nenhuma outra pessoa que você tenha se envolvido antes. De acordo com Fisher e sua equipe de pesquisadores, isto acontece porque nosso cérebro experimenta um aumento da produção de dopamina, que está intimamente relacionado com o foco e direção de nosso afeto.

2. Ao lado desta pessoa você enfrentaria todos os obstáculos da vida. Quando duas pessoas que se sentem atraídas uma pela outra, precisam enfrentar obstáculos em conjunto, se tornam propensas a se apaixonarem. Mais uma vez a dopamina é responsável. Seu cérebro entende que estar perto da pessoa amada é a recompensa por estar enfrentando tantas dificuldades e acaba produzindo mais dopamina!

3. Tem algo diferente acontecendo, muito maior do que apenas sexo. Na pesquisa de Fisher uma frase é citada “O sexo é a coisa mais importante na minha relação com o meu parceiro” e então ela pede para as pessoas apaixonadas dizerem se concordam com tal afirmação: 64% das pessoas (de ambos os sexos) disseram discordar. Suas relações eram outra coisa, muito mais do que isto.

4. Você não consegue parar de pensar na pessoa e se imagina em situações com ela o tempo inteiro. O estudo evidenciou que pessoas que estão apaixonadas e não estão juntos gastam mais de 85% do tempo pensando no parceiro. Isto os faz produzir dopamina, que os fazem se sentir bem. Quando a relação esta estabelecida entre o casal, o cérebro experimenta uma queda de serotonina. A dopamina pára de ser produzida e isto te faz tentar passar mais tempo com aquele pelo qual esta apaixonada, te fazendo se sentir bem de novo.

5. Você acha esta pessoa perfeita pra você. A dopamina nos leva a pensar apenas nos aspectos positivos da pessoa e volta nossa atenção para todos os objetos que nos lembram dela e momentos compartilhados. Continuamos a procurar estímulos que nos trazem um pouco da pessoa e nos faz produzir mais dopamina para se sentir melhor.

No entanto, toda esta produção de dopamina pelo apaixonado pode levá-lo de momentos de euforia a momentos de tristeza e depressão. É como se você estivesse viciado na pessoa e acaba experimentando a abstinência pela falta dela. A conclusão dos pesquisadores é que para o cérebro a paixão também acaba entrando em uma área que o nomeia como uma espécie de vício.

6. Você faria tudo pelo amado(a). De acordo com pesquisa realizada por Fisher, apaixonados sentem muita empatia pelo amado(a), a ponto de sentir a sua dor como sua própria e ser capaz de se sacrificar e fazer qualquer coisa para essa pessoa.

E aí? Se enquadra em alguns destes 6 sintomas da paixão? Acredita que a paixão pode ser percebida assim pelo cérebro? Depois deste artigo com certeza você não vai conseguir segurar aquela vontade toda que esta sentindo de ligar para o amado(a).

Leia também:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual