6 sintomas da paixão: será que você esta apaixonada?

2 min


6 sintomas da paixão
6 sintomas da paixão

Helen Fisher, antropóloga da Universidade Rutgers descobriu em sua pesquisa que existem sinais que o cérebro envia que podem te indicar que você esta apaixonada, então ela listou os 6 sintomas da paixão.

Um sentimento que para muitos pode ser inexplicável, de repente, pode ter algo de científico. Conheça os 6 sintomas da paixão e saiba por que nós os sentimos.

6 sintomas científicos sobre a paixão:

1. É ele ou ela

De repente, você acha essa pessoa super especial, alguém que na verdade você procurava a muito tempo e que não tem a menor comparação com nenhuma outra pessoa que você tenha se envolvido antes.

De acordo com Fisher e sua equipe de pesquisadores, isto acontece porque nosso cérebro experimenta um aumento da produção de dopamina, que está intimamente relacionado com o foco e direção de nosso afeto.

2. Ao lado desta pessoa você enfrentaria todos os obstáculos da vida

Quando duas pessoas que se sentem atraídas uma pela outra e precisam enfrentar obstáculos em conjunto, se tornam propensas a se apaixonarem.

Mais uma vez a dopamina é responsável. Seu cérebro entende que estar perto da pessoa amada é a recompensa por estar enfrentando tantas dificuldades e acaba produzindo mais dopamina!

3. Tem algo diferente acontecendo, muito maior do que apenas sexo

Na pesquisa de Fisher uma frase é citada “O sexo é a coisa mais importante na minha relação com o meu parceiro” e então ela pede para as pessoas apaixonadas dizerem se concordam com tal afirmação: 64% das pessoas (de ambos os sexos) disseram discordar. Suas relações eram outra coisa, muito mais do que isto.

4. Você não consegue parar de pensar na pessoa e se imagina em situações com ela o tempo inteiro

O estudo evidenciou que pessoas que estão apaixonadas e não estão juntos gastam mais de 85% do tempo pensando no parceiro. Isto os faz produzir dopamina, que os fazem se sentir bem.

Quando a relação esta estabelecida entre o casal, o cérebro experimenta uma queda de serotonina. A dopamina pára de ser produzida e isto te faz tentar passar mais tempo com aquele pelo qual esta apaixonada, te fazendo se sentir bem de novo.

Leita também:

5. Você acha esta pessoa perfeita pra você

A dopamina nos leva a pensar apenas nos aspectos positivos da pessoa e volta nossa atenção para todos os objetos que nos lembram dela e momentos compartilhados.

Continuamos a procurar estímulos que nos trazem um pouco da pessoa e nos faz produzir mais dopamina para se sentir melhor.

No entanto, toda esta produção de dopamina pelo apaixonado pode levá-lo de momentos de euforia a momentos de tristeza e depressão.

É como se você estivesse viciado na pessoa e acaba experimentando a abstinência pela falta dela. A conclusão dos pesquisadores é que para o cérebro a paixão também acaba entrando em uma área que o nomeia como uma espécie de vício.

6. Você faria tudo pelo amado(a)

De acordo com pesquisa realizada por Fisher, apaixonados sentem muita empatia pelo amado(a), a ponto de sentir a sua dor como sua própria e ser capaz de se sacrificar e fazer qualquer coisa para essa pessoa.

E aí? Se enquadra em alguns destes 6 sintomas da paixão? Acredita que a paixão pode ser percebida assim pelo cérebro? Depois deste artigo com certeza você não vai conseguir segurar aquela vontade toda que esta sentindo de ligar para o amado(a). 😉


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
9
Uau
Gostei Gostei
2
Gostei
Amei Amei
8
Amei
Ouwn Ouwn
3
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)