Estimule os sentidos do bebê brincando desde o nascimento

2 min


1.3k shares
Estimule os sentidos do bebê brincando
Estimule os sentidos do bebê brincando

Bebês estão em constante aprendizado, descobrem o mundo ao seu redor, adoram experimentações e novos desafios e é possível que você estimule os sentidos do bebê brincando todos os dias com ele.

Um jeito de interagir com o bebê durante esta fase de descobertas é entrar na brincadeira junto e ajudá-lo a estimular seus sentidos. Se desenvolver brincando vai fazer parte da vida do seu filho por muitos anos, mas principalmente nos primeiros 3 anos.

É através dos sentidos que a criança ao longo do tempo descobre o mundo. O toque, o cheiro, o gosto, tudo o que vê e ouve, sensações que a todo momento estarão estimulando o desenvolvimento e apresentando um mundo novo a espera de um pequeno ser cheio de curiosidade e vontade de aprender cada vez mais.

Veja como é possível estimular os sentidos do bebê brincando com ele desde os primeiros meses de vida:

Antes dos 3 meses, os bebês podem ser estimulados com cores vibrantes, sons e sua própria imagem. 

Ter chocalhos, móbiles e espelhos no quarto do bebê é uma brincadeira que o ajuda a estimular seus sentidos, brincar de escondeu-achou com objetos é uma festa animada para o bebê. Adoram cores vivas e também vão vibrar caso você brinque de fazer sons com a boca imitando animais ou fazendo barulhinhos engraçados.

A partir dos 3 meses.

Os bebês se concentrarão em desenvolver também sua coordenação motora e vão amar brincadeiras de estica e puxa com bichinhos de pelúcia elásticos, tentar abrir e fechar as mãozinhas batendo palmas com a mamãe. Estimulá-los com brinquedos que soltam sons ou repetir frases curtas pode ser bem divertido além de ajudá-lo a começar a desenvolver a linguagem.

De 6 meses em diante.

O bebê passa a conhecer o mundo com a boca. A preocupação quando se trata de bebês não é em não deixar que ele leve nada a boca, pois, levar objetos a boca faz parte do seu desenvolvimento oral, mas sim em providenciar objetos que possam ser levados a boca sem perigo como mordedores adequados, brinquedos macios, texturizados e também fáceis de limpar. A brincadeira é válida para alimentos, pois ele descobre novas texturas, sabores e aromas, já que a partir desta idade ele começa a introdução alimentar e ainda assim, a fase é de experimentação e descoberta.

A partir do momento que o bebê começa a andar e se torna um explorador do mundo.

Vai sentir vontade de testar seus limites e escalar, correr, pular e estimular a imaginação com brincadeiras de empurrar carrinhos, faz de conta com panelas e objetos interessantes (eles se interessam nesta fase mais pelos objetos da casa do que pelo próprios brinquedos), brincar de imitar seus gestos, caretas e sons, pode ser um bom momento para estimular tanta imaginação com histórinhas e contos inventados ou lidos em um livro colorido com diferentes texturas, marionetes e claro, os utensílios domésticos. Brincar com a água do banho pode oferecer uma rica experiência de coordenação e ao mesmo tempo de relaxamento.

Lembre-se: Explorar texturas e sabores, ouvir sons engraçados, conversas, músicas, ver imagens interessantes e cores vibrantes, sentir o cheiro da mamãe, da casa, do quarto, das roupas, da comida. Tubo pode ser uma brincadeira e uma oportunidade para aprender. Criar conexões e alimentar a imaginação da criança torna estes momentos prazerosos e felizes para todos.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

1.3k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)