Como tirar a chupeta do bebê gentilmente e sem sofrimento

3 min


667 shares
Como tirar a chupeta

Como tirar a chupeta do bebê sem sofrimento é uma das maiores preocupações das mães.

Você em algum momento decidiu usar este item e no meio do caminho percebeu que ele não é mais necessário ou que seu uso não esta te ajudando, agora vou te dar algumas dicas de como tirar a chupeta do bebê, mas de uma forma que ele não sofra no meio do processo.

Não importa quais os motivos que seu filho começou a usar o bico, o que importa agora é que o desmame da chupeta seja gentil e respeitoso.

Ele agora esta viciado no bico e para ele não poder sugá-lo é um sofrimento real que precisa ser respeitado.

Dependendo da idade da criança, o processo é simples. Quanto mais novo o bebê, mais fácil retirar o bico. Quanto mais tempo a criança usou a chupeta, mais cuidado e respeito é preciso ter para que ela deixe de usá-la.

Bebês de 0 a 6 meses

Nesta idade é mais fácil. Você pode simplesmente jogar fora a chupeta e começar a suprir a necessidade de sucção do seu filho com o peito. A opção de jogar fora é porque se o bico fica em casa, você pode ter uma recaída e resolver dar para o bebê chupar. Digo você, porque nessa idade a necessidade de utilizar a chupeta é mais do adulto do que da criança.

Se o seu bebê usa mamadeira e não mama no peito, a chupeta também pode simplesmente ser jogada fora nesta idade e toda vez que o bebê chorar, ele pode ser ninado e acalentado no seu colo.

As vezes mães tem a falsa idéia de que o bebê sempre chora porque quer sugar algo, quando na verdade ele quer apenas estar no colo e aconchego da mamãe. Veja aqui: Todo bebê precisa de colo, calor e conexão.

Repense também o uso da mamadeira, ela causa todos os malefícios que a chupeta, além do desmame precoce. Mas onde oferecer o leite para o bebê? Bom, existem opções muito melhores e expliquei quais e como aqui neste artigo: Como descongelar o oferecer leite materno (os itens podem ser usados para o leite artificial).

Bebês de 6 meses a 24 meses

Nesta idade, a chupeta esta começando a se tornar um hábito diário na vida do bebê e você precisa correr contra o tempo para que este hábito não se estabeleça de vez, tornando tudo mais difícil mais para frente.

1.Distraia seu bebê

Agora que seu bebê consegue pegar objetos e brinquedos, distraí-lo com algum brinquedo que ele goste vai ser muito importante.

2. Use mordedores de várias formas e materiais (de água, geladinho e rígidos)

O mordedor, vai entrar no lugar da chupeta nesta fase e será muito importante porque além de tudo, os dentes do bebê a partir do sexto mês começam a querer crescer, isso coça a gengiva e incomoda, o que confunde muitas mães aumentando o uso da chupeta quando na verdade o bebê quer coçar a gengiva. Veja aqui: Nascimento dos dentes no bebê e como agir

3. Atenção, colo e empatia

São muitas fases diferentes e que mudam o tempo inteiro, o bebê de 6 meses a 12 meses ainda precisa de muito colo, aconchego e atenção da mãe, tente fazer isto nos momentos em que seu bebê estaria apenas sugando o bico: olhe, converse, brinque, toque, amamente.

4. A introdução alimentar, uma grande aliada

A partir do sexto mês de idade se inicia a introdução alimentar, o que significa que você pode além dos mordedores colocar na mão do bebê pedaços de frutas e legumes para ele ter autonomia, sugar e comer a vontade. Veja aqui: O lado fascinante do Baby Led Weaning (BLW)

Lembre-se que nesta fase a chupeta já esta se tornando  um hábito frequente que pode ser mudado aos poucos com muito carinho e trocas que sejam interessantes para o bebê.

5. Na hora de dormir, não tem jeito

Colo, ninar e que tal uma musica materna? Ninar um bebê não é prejudicial, muito pelo contrário. A chupeta é um mal muito maior. No entanto, se o seu filho passou o dia inteiro sem a chupeta e nesta hora esta sofrendo por isso, não force nenhuma situação para que ele não use.

Bebês de 24 meses para cima

Além de usar todas as estratégias anteriores, nesta fase você consegue tentar negociar com o seu filho e conversar criando situações lúdicas para que ele entenda que não precisa mais usar a chupeta. De qualquer forma, agora pra ele é mais difícil abandonar o hábito da chupeta e isto precisa ser feito com muito cuidado.

É como um desmame gentil do peito, mas no caso, com a chupeta. Você tentará negociar e distrair seu filho com outras atividades e situações, mas se houver um protesto grande, não deixe ele sofrer, dê a chupeta para ele se acalmar e tente de novo em outro momento. O processo de retirada deve ser lento mesmo, não fique ansiosa. Isto vai acontecer por etapas.

Identifique se o seu filho esta pedindo a chupeta por tédio, tristeza ou ansiedade e tente suprir estas necessidades emocionais dele com muito carinho, atenção, colo, beijos e abraços.

Converse sinceramente. Nesta idade você já pode conversar com o seu filho e explicar para ele calmamente que agora ele já esta acrescendo e que juntos vocês dois vão tentar parar de usar a chupeta. Evite criar traumas falando que é feio criança desta idade usar chupeta ou inventando histórias que o deixe triste ou com medo, isto só piora. Invista na positividade: “você esta crescendo, agora você já vai fazer coisas de criança”, “olha que legal quando não precisa carregar a chupeta”, “olha como seu sorriso é lindo sem chupeta” e por aí.

Nunca tire a chupeta a força ou coloque coisas ruins nela

Isto pode causar um sofrimento e trauma muito grande no seu filho, além dele ter a confiança em você abalada. Nunca coloque coisas na chupeta para que ele largue e sinta um gosto ruim na boca, você gostaria que fizessem isso com você? Temos um artigo muito interessante que fala sobre esta relação de confiança e sinceridade entre pais e filhos aqui no portal, este artigo trata do desmame abrupto do peito, mas o raciocínio se aplica também ao desmame da chupeta: Desmame e mama dodói como técnica

Porque não usar bicos artificiais?

Leia os artigos para saber mais sobre os malefícios dos bicos para a criança e para a mãe:


Like it? Share with your friends!

667 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
4
Gostei
Amei Amei
2
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)