Como calcular o período fértil: conheça seu ciclo

4 min


como calcular o período fértil

Você sabe como calcular o período fértil?

Saber como calcular o período fértil te ajuda tanto a planejar uma nova gravidez quando a evitar uma.

Se você esta tentando engravidar, saber quando é seu período fértil pode agilizar seus planos. Porque você sabe que dia tem mais chances de engravidar quando faz sexo. E quais dias não terá muitas chances. Se você esta tentando evitar, ter uma tabelinha de período fértil te indicará os dias mais perigosos.

O melhor momento durante o período fértil para tentar engravidar é durante a janela fértil (e para evitar são os dias para não fazer sexo). Isso é diferente em cada mulher.

Você sabe o que é uma janela fértil?

São aqueles cinco dias anteriores à ovulação e no próprio dia da ovulação. O que nos dá 6 dias de tentativas para engravidar. Ou, para quem evita: 6 dias para se evitar fazer sexo, certo?

Curiosidade: O espermatozóide sobrevive até 5 dias dentro do corpo feminino e o óvulo 24h. A janela fértil reflete este tempo para ambos poderem se encontrar.

Quais as chances de engravidar se fizer sexo fora do período fértil?

São bem poucas as chances, quase nulas. Mas não convêm arriscar se não é isso que você deseja. Há mulheres que ovulam duas vezes no mês e sequer sabem disto.

Quais as chances de engravidar se fizer sexo durante o período fértil?

Suas chances são de cerca de 10%. E esta porcentagem aumenta constantemente até dois dias anteriores e no dia de sua ovulação. A porcentagem aumenta para cerca de 27% a 33% de dois a três dias antes da ovulação.

As chances de engravidar diminuem rapidamente após 12h ou 24h da ovulação.

Quantas vezes preciso fazer sexo se não sei a data do meu período fértil?

A cada 2 ou 3 dias é preciso ir para os “treinamentos” para tentar um bebê. Assim suas chances serão maiores.

O que é ovulação?

Ovulação é o momento em quê o óvulo maduro é liberado e começa percorrer as Trompas de Falópio. As Trompas de Falópio estão localizadas nas extremidades, ao lado de seu útero.

Como calcular o período fértil?

  • Marque o primeiro dia de sua menstruação. Este é o primeiro dia de seu ciclo menstrual.
  • Conte de 1 a 10 desde seu primeiro dia de menstruação. Seu período fértil começa no décimo ou décimo primeiro dia após o início do seu período menstrual. Isto para quem tem um ciclo de 28 dias em média.
  • O período fértil dura de 6 a 7 dias.
  • O dia provável da ovulação é em torno de 14 dias após o primeiro dia do seu ciclo.

Tabelinha de Período Fértil:

período fértil


Atenção:
o dia 1º não significa que você menstrua no dia 1, mas sim que é o primeiro dia do seu ciclo de menstruação. E assim sucessivamente. Então, você pode ter menstruado no dia 15 do mês, mas você conta seu ciclo da forma como esta na tabela para ter uma noção de quando será seu período fértil.

Como saber se estou no período fértil?

A ovulação pode acontecer cerca de duas semanas antes do próximo período menstrual. Os 3 dias que antecedem a ovulação são os mais férteis.

Dependendo da duração do seu ciclo, os dias mais férteis do ciclo variam:

  • 28 dias entre os períodos, a ovulação normalmente acontece no dia 14. Dias mais férteis são os dias 12, 13 e 14.
  • 35 dias entre os períodos, a ovulação acontece no dia 21. Dias mais férteis são os dias 19, 20 e 21.
  • 21 dias entre os períodos, a ovulação acontece no dia 7. Dias mais férteis são os dias 5, 6 e 7.

Como saber se estou ovulando?

Algumas mulheres aprendem a observar os sinais de seus corpos de forma tão atenta que sabem até qual ovário liberou o óvulo por causa da cólica que sentem nele.

Observe os sinais do seu corpo e acompanhe a tabela de período fértil.

Sinais de ovulação:

1. Muco

Durante o período fértil o muco da vagina começa a ficar com uma aparência de clara de ovo. Mais escorregadio e caso você o coloque entre os dedos, ele estica. Quanto mais escorregadio, mais certo é que você esteja ovulando.

2. Temperatura corporal Basal (TBB)

Antes de se levantar da cama, você pode registrar sua temperatura corporal e ir anotando em um diário, além de aprender como calcular o período fértil. Existem hoje termômetros específicos para medir a temperatura corporal basal. Quando você esta ovulando, sua temperatura corporal aumenta cerca de meio grau.

Por isso é preciso acompanhar todos os dias por pelo menos 2 meses. Assim você terá sua média de temperatura corporal e saberá quando ela aumentar.

3. Cólicas

Algumas mulheres sentem pequenas cólicas na lateral próxima ao útero. Onde fica localizado o ovário. Geralmente, quando isto acontece no período fértil, pode ser um sinal de que o ovário acaba de liberar o óvulo.

4. Náuseas e enjoos

As mais sensíveis terão sintomas parecidos com a menstruação e até náuseas e enjoos no período fértil. Hora de ficar atenta.

Mito: “O melhor dia para tentar engravidar é o dia 14º do seu ciclo menstrual”.

Verdade: as melhores chances de engravidar estão na “janela fértil” do ciclo menstrual. Ela varia dependendo do ciclo, no entanto, a relação sexual nos 6 dias anteriores à ovulação, incluindo a ovulação, é a janela com maior probabilidade de concepção.

Por isso, saber como calcular o período fértil vai te ajudar a descobrir sua janela fértil e seu período fértil para aumentar suas chances.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
3
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)