Se o seu bebê dorme muito e ainda mama no peito, pode ser que você se sinta confusa se precisa acordar o bebê para mamar.
Se o bebê esta saudável, ganha peso normalmente e esta feliz, não precisa acordar o bebê para mamar nem de dia, nem de noite. Se seu bebê dorme muito durante a noite, mas durante o dia ele mamou bastante, mais de 8 ou 12 vezes, provavelmente ele mamou tudo o que precisava e esta satisfeito. Ou vive-versa (acredite, acontece).
Quanto melhor o bebê mama de dia, tem a atenção e cuidado da mãe, melhor ele dorme. Tanto nas sonecas quanto durante a noite.
Porém, é conveniente acordar bebês que não ganham peso ou perdem peso, o que inclui todos os bebês durante os primeiros dias de nascido. Então veja, se o seu bebê é um recém nascido de poucos dias, é bom acordá-lo para mamar durante a noite (ou dia) em um intervalo de horas que seja um bom senso. Obviamente se ele passa mais de 4, 5 horas sem mamar e tem poucos dias de vida, é uma boa idéia pegá-lo e colocá-lo no peito para mamar mesmo de madrugada.
Fazer a cama compartilhada nos primeiros dias pode te ajudar muito com isso.
Um recém nascido que mamou de 8 a 12 vezes por dia, é diferente de um que mamou apenas 4 ou 5 vezes. Então se pergunte: quantas vezes meu bebê mamou de dia? Mamou bastante?
Um objetivo razoável para recém nascidos (que não ganham peso adequadamente) de quantidade de vezes em que mama é de conseguir pelo menos de 8 a 12 mamadas por dia. Alguns bebês vão ordenhar tudo o que precisam me menos mamadas, se estiverem ganhando peso, ok?
Então, use o bom senso. Quando se trata de recém-nascidos que estão ganhando peso, em muitos casos não é necessário despertar o bebê para mamar, mas sim estar alerta aos sinais de fome do bebê.
As mamadas noturnas são importantes para recém-nascidos e para mães porque durante a noite os níveis basais e os picos de prolactina quando o peito é estimulado, aumentam. Isso significa que estes níveis altos ajudam na produção de leite materno.
E o que não é recém-nascido, ganha peso e esta saudável: precisa acordar o bebê para mamar?
Não precisa. Deixe seu bebê dormir tranquilo e sempre fique atenta para oferecer bastante o peito para ele durante o dia.
Elias e cols. observaram que bebês que mamam no peito dormem uma média de 6 a 7 horas seguidas aos três meses de idade, porém, a partir dos 4 meses voltam a despertar com frequência de novo, tendo um período mais longo de sono contínuo de 4 horas em média.
A maioria dos bebês precisam mamar de noite até dois anos ou mais, ainda que isto seja muito variável (fique tranquila se o seu bebezão dorme noites inteiras).
Isto mesmo. Apesar de alguns pediatras desatualizados falarem que depois de 6 meses as mamadas noturnas não são necessárias, esta informação não representa a realidade de bebês que mamam no peito.
Leia também:
- Leite materno ajuda o bebê a dormir melhor
- Sono de bebê e co-sleeping: Dr. Sears explica os benefícios
- Amamentação noturna e o padrão de sono dos bebês
- Diferenças entre sono de bebê e de adultos