Você provavelmente sabe o que é uma pomada para amamentação.
Muito além disso, provavelmente uma pomada para amamentação foi um dos itens que a maternidade te deu na listinha do quê levar no dia do nascimento do seu bebê, junto a todos os outros itens.
Muito conhecida e parte do enxoval de muitas gestantes, a pomada para rachadura na amamentação promete mundos e fundos. Desde evitar fissuras e rachaduras nas mamas, como até mesmo curá-las.
Mas será mesmo que estamos diante de um produto milagroso como ela se propõe a ser?
A resposta para esta pergunta além de ser não, ainda é mais desanimadora ainda: pode te prejudicar o uso indiscriminado. Principalmente porque quando a mama de uma mulher racha ou fica ferida durante os primeiros dias de amamentação, isso tem a ver com uma provável pega errada do bebê. Sendo assim, colocar uma pomada para rachadura na amamentação neste momento, vai deixar sua mama mais escorregadia, dificultar ainda mais uma pega já prejudicada e piorar o problema.
A pomada para rachadura na amamentação cura fissuras nas mamas?
Uma mama fissurada precisa respirar. Não deve ficar abafada e nem mesmo úmida. O excesso de umidade pode fazer com quê a fissura crie fungos e bactérias, transformando o problema em uma candidíase. Ou seja: usar uma pomada na região, vai deixar a pele úmida e abafada, fazendo o processo de cicatrização se estender ou piorar.
Como profissional de aleitamento materno, eu não indico pomadas nas mamas, em nenhuma hipótese. Não gaste seu rico dinheirinho com itens que além de não ajudar, podem te atrapalhar. Se informe bastante sobre como amamentar seu bebê e ao menor sinal de problema, chame um profissional de aleitamento materno para te ajudar!
Para amamentar é preciso aprendizado, técnica e confiança. Use menos produtos nas mamas e se cerque de mais informação para ter sucesso.
Leia também: