Você sabe o que é picos de crescimento e saltos de desenvolvimento no bebê? Os picos de crescimento e saltos de desenvolvimento são fases que o bebê passa desde que nasce e que podem alterar seu sono, humor e apetite por alguns dias ou semanas.
Todos os bebês passam pelos picos de crescimento e saltos de desenvolvimento e estes picos e saltos podem durar até a fase da adolescência. Os picos de crescimento e saltos de desenvolvimento acontecem quando o bebê esta crescendo e adquirindo novas habilidades, assim seu sistema perceptivo e cognitivo precisam se adaptar a estas mudanças, o que exige esforço das funções cerebrais do bebê.
Os termos parecem complexos, principalmente porque eles costumam acontecer em fases próximas da idade e dependendo até juntos. O desenvolvimento do bebê é individual. Os picos de crescimento e saltos de desenvolvimento acompanham o ganho de novas habilidades nos bebês e suas mudanças significativas. No entanto, não é em todas as crianças que eles acontecem de acordo com a tabela de referência.
O que são picos de crescimento?
Os picos de crescimento dizem respeito ao crescimento do bebê fisicamente e não ao seu desenvolvimento emocional. É quando o bebê esta passando por um estirão de crescimento. Com isto, eles solicitam mamar mais vezes que o habitual e quando já comem outras comidas e podem se alimentar mal. No entanto, ele pode acordar mais vezes durante a noite justamente para mamar mais.
Os picos de crescimento duram poucos dias e logo o bebê volta ao padrão normal tanto de mamadas, quanto de sono. O pico de crescimento que faz com que o bebê mame mais, nada mais é do que a própria natureza indicando para o corpo da mãe que ela precisa começar a produzir mais de leite do que o de costume.
É um dos famosos sinais que o bebê envia para o corpo da mãe e falei bastante sobre isto neste artigo: O que é livre demanda e por quê precisamos dela.
Nesta fase, a mãe pode se sentir insegura com tantas mamadas e achar que seu leite não esta sendo suficiente. Mas não se engane, trata-se apenas de um ajuste de demanda. Continue confiando que seu leite é suficiente.
Quando acontecem os picos de crescimento?
- 7-10 dias,
- 2-3 semanas,
- 4-6 semanas,
- 3 meses,
- 4 meses,
- 6 meses,
- 9 meses e por todo o período de crescimento.
O que são saltos de desenvolvimento no bebê?
São mudanças de desenvolvimento onde o bebê aprende novas coisas e ganha novas habilidade. Os saltos de desenvolvimento acontecem quando o bebê esta adquirindo novas habilidades intelectuais, motoras e emocionais.
Neste período que antecede a mudança, é esperado que o bebê ao ganhar novas habilidades, devido as mudanças em seu sistema cognitivo, precise se readaptar. Por isso ele pode se sentir disperso e confuso, o que o faz querer voltar para a sua base (a mãe). Solicitando mais colo, mais peito como aconchego e mais atenção por se sentir mais carente emocionalmente. Também pode dormir mal.
Eles costumam acontecer um pouco antes do bebê ganhar uma nova habilidade. Você já reparou que depois de uma fase difícil com o seu bebê, ele, de repente, começou a engatinhar, falar, andar, e etc? Nem sempre associamos os acontecimentos, mas estão todos interligados.
Leia também:
- Picos de crescimento de bebês amamentados exclusivamente
- Estimule os sentidos do bebê brincando
- Console seu bebê que chora
Quando acontecem os saltos de desenvolvimento?
Em cada fase do bebê, ele estará passando por um salto de desenvolvimento que vai mudar um pouco sua rotina e dia a dia com seu bebê. Tente manter a calma e prestar atenção em cada fase para saber como agir no sentido de tentar melhorar sua rotina.
Salto de desenvolvimento de 1 mês – 5 semanas: A visão melhora, descobrem o ambiente ao redor, seguem objetos com os olhos, podem sorrir, chorar com lágrimas.
Salto de desenvolvimento de 2 meses – 8 semanas: Percebem melhor sons, cheiros, sabores, mostra preferência por objetos e brinquedos, músicas e cores.
Salto de desenvolvimento de 3 meses – 12 semanas: Enxerga um cômodo inteiro, viram para procurar barulhos, ergue a cabeça. Leva as mãos aos rostos e cabelos dos pais, ficam sensíveis a mudança e se sentem mais confortados no colo dos pais.
Salto de desenvolvimento de 4 meses e meio – 19 semanas: Este salto é mais longo. Nesta fase algumas mães se sentem bem inseguras por achar que o leite não esta sendo suficiente, mas é apenas uma fase de adaptação de demanda. O bebê tem mudanças de temperamento, quer mais colo e atenção. Consegue pegar a sacudir brinquedos, bem como levá-los à boca.
Dorme menos, emite sons mais nítidos, busca contato com a mãe na hora da amamentação. Vira, se arrasta, busca contato visual com as pessoas. Olha para imagens de livros e pode reconhecer o som do próprio nome.
Salto de desenvolvimento de 6 meses – 26 semanas: Tem maior coordenação de braços e pernas, pode sentar sem apoio. Se assusta sem a mãe, se interessa pela casa e por explorá-la. Fica mais curioso sobre objetos e coisas, presta atenção quando conversam com ele, imita vozes. Pode rolar, se apoiar para ficar de pé e já possui maturidade digestiva para iniciar a introdução alimentar.
Salto de desenvolvimento de 7 meses – 30 semanas: O bebê irá se sentir mais ansioso com estranhos, pode aprender a engatinhar, falar sílabas, pode aprender a dar tchau e tentar pegar objetos com as mãos. É uma fase emocionante de novas descobertas.
Salto de desenvolvimento de 8 meses – 37 semanas: Sabe quem é a mãe e o pai. Pode falar mamá, papá mas ainda sem saber quem é quem. Começa a usar o polegar e dedo indicador (pinça) para pegar objetos. Pode engatinhar, começa a entender a classificação de coisas, objetos e animais. Aponta coisas, chora mais, pode resistir para trocar a fralda e tem mudanças mais frequentes de humor.
Salto de desenvolvimento de 11 meses – 46 semanas: o bebê passa a atender pequenos pedidos, tenta colocar coisas em buracos ou os dedos em buracos (atenção com as tomadas dentro de casa). Procura o que foi escondido, tenta tirar a própria roupa, tenta falar ao telefone de brincadeira.
Salto de desenvolvimento de 13 meses – 55 semanas: Seu bebê pode aprender a andar e falar mais palavras além de papá e mamá, além de todas as habilidades já adquiridas nos saltos de desenvolvimento anteriores.
Salto de desenvolvimento de 15 meses – 64 semanas: Tenta combinar palavras e gestos pra se comunicar e mostrar o que quer. Coloca tampas em panelas e vasilhas.Imita pessoas, explora, aponta para o próprio corpo para saber o que é. Responde a pedidos, joga bola, puxa brinquedos.
Salto de desenvolvimento de 17 meses- 75 semanas: Seu bebê pode aprender a separar os próprios brinquedos por cor, tamanho e tipo. Imita as pessoas, esconde os brinquedos, rabisca (defina um local para ele fazer isso caso você não queira sua paredes rabiscadas), olha livros sozinho.
Lembre-se: estes dados são apenas referências, não se aplicam a todos os bebês. Cada bebê é único e se desenvolve a sua maneira.
O meu não fez várias das coisas desta lista nos meses indicados, inclusive só passou a dar tchau depois de 1 ano e pouco. Andou com 11 meses, falou mamãe e papai depois de 2. Hoje com mais de 9 anos é um garoto saudável e muito inteligente. Ou seja: não há uma regra.
Cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento de acordo com muitas variáveis, inclusive seu entorno e personalidade. Os picos de crescimento e saltos de desenvolvimento podem acompanhar as crianças em ritmo e intensidades variadas, não compare seu filho com nenhum outro. Tenha paciência, acolha com amor e carinho seu bebê nestas fases difíceis e saiba que elas passam.
Leia mais:
- Tabela de crescimento do bebê: acompanhe o desenvolvimento do seu bebê
- Quantidade de Fraldas que o Bebê usa: saiba o que te espera
- Bebê que mama muito: o que é o normal?
- Regressão do sono do bebê aos 4 meses de idade
- Como começar a introdução alimentar do seu bebê
- Quantidade de Fraldas que o Bebê usa: saiba o que te espera