Você já deve ter ouvido o mantra secreto das mães por aí.
Vai passar! Este é o mantra secreto das mães em todo o tempo. Que nem é tão secreto assim, já que falamos isso umas para as outras. É um secreto do tipo “coisa de mães”.
É esta pequena frase que mães repetem para si mesmas e para outras mães diariamente quando estão enfrentando crises que as vezes parecem ser maiores do que elas.
Elas dizem para si mesmas e dizem para outras mães, o tempo inteiro.
Qualquer um que esteja fora desta relação e realidade materna pode achar estranho uma pequena frase ser tão repetida por mães de todos os lugares. Mas a frase tem poder.
É justamente naquele momento em que você se encontra perdida e já não sabe mais o que fazer, a frase surge para te lembrar que em muitos momentos não é preciso fazer nada, apenas esperar que o momento aconteça, exista e logo passe.
É justamente naquele momento em que você acha que não vai conseguir continuar com a amamentação ou com qualquer outra situação que exija esforço além do habitual, que nesta frase você encontra forças para continuar. A possibilidade de vislumbrar, ainda que ao longe, a calmaria novamente, acontece quando você diz para si mesma: vai passar!
É ali em meio ao caos diário e ao desespero por não se sentir forte suficiente que você lembra que fases passam e que sim, como mães, passamos por elas o tempo inteiro.
Os dias parecem longos, mas os anos passam voando.
É aqui, nesta constatação de que podemos perder momentos que voam tão rápido que a frase surge: aguente mais um pouco, vai passar! Logo você não terá mais um bebê em seus braços, uma criança correndo pela casa com gritinhos e a alegria diária ou um adolescente cheio de questões sobre a vida que se sente deslocado do mundo ou até um adulto que te pergunta tudo antes de tomar uma decisão. Nossos filhos crescerão e nosso ninho estará vazio.
Vai passar…
O mantra secreto das mães é também o futuro de uma relação. É para nos lembrar diariamente que logo nossos filhos crescerão e junto com os desafios diários, eles também irão. Viverão suas próprias vidas, encontrarão seus próprios desafios e repetirão para si mesmos um dia: vai passar.
Leia também:
- 1,2,3 respira… serás mãe por toda uma vida
- O primeiro ano de uma mãe é transformador
- Tribo secreta das mães: nós não precisamos ser solitárias