Grávida e Mãe Que Amamenta Pode Fazer Progressiva?

3 min


Uma das maiores dúvidas que as mulheres tem é se grávida e mãe que amamenta pode fazer progressiva e pintar o cabelo. Afinal, grávida pode pintar o cabelo? Pode pintar o cabelo amamentando? Então, grávida e mãe que amamenta pode fazer progressiva? Não. A progressiva e a maioria das químicas feitas nos cabelos contém formol e não são aconselhadas porque a substância é considerada cancerígena pelo INCA, Instituto Nacional de Câncer e pela Organização Mundial de Saúde.

As substâncias químicas entram em contato com a corrente sanguínea da mãe e podem ir para o feto bem como vai para o leite materno. No feto estas substâncias químicas podem causar má formação e no bebê que mama no peito intoxicação, entre outros problemas.

Se um dia você perguntar ao um cabeleireiro se gestante e lactante podem fazer progressiva e ele disser sim, desconfie. Ainda que os cabeleireiros digam que não usam formol, a informação parece não proceder porque a única substância capaz de alisar os cabelos e baixar o volume como a progressiva costuma fazer é o formol, no entanto, a quantidade recomendada pelos órgãos de saúde é de menos de 0,2% .

E esta quantidade não teria efeito alisante no cabelo, apenas conservante do produto, ou seja, se a progressiva promete deixar seu cabelo mais liso e com menos volume, provavelmente tem mais formol do que o recomendado, infelizmente. Correr este risco não vale a pena. Se você não consegue ter controle sobre a mistura dos produtos usadas em seu cabelo porque o profissional pode misturar o formol a qualquer momento para ter um resultado melhor do seu trabalho, melhor não correr o risco.

Ainda que a escova progressiva seja daquelas “próprias” para gestantes e mulheres amamentando, se você não puder olhar o rótulo do produto e levar para o seu médico aprovar o uso e, se o profissional que for realizar não for de sua inteira confiança (para evitar misturas de outros produtos que você não saiba durante o processo), melhor não fazer.

Como os produtos são aplicados a partir do couro cabeludo e teriam um potencial maior de absorção na gestante, parece mais seguro não utilizar o alisamento durante a gravidez“, afirma a obstetra Rosa Maria Ruocco, do Hospital das Clínicas de São Paulo, incisiva ao desaconselhar o alisamento artificial. Outros profissionais aprovam depois do primeiro trimestre, mas como não se sabe o que pode ou não causar, o melhor é evitar.

Fique calma, há jeito para tudo. Você pode escovar seus cabelos, usar prancha, fazer touca na hora de dormir ou melhor do que isso: assumir seus belos cachos nesta nova fase de vida. Acredite, vai mudar tanta coisa na sua vida que talvez você nem pense mais na progressiva.

E tinturas de cabelo e descoloramentos? Quem amamenta pode pintar o cabelo?

As tinturas de cabelo e os produtos para descolorir possuem metais pesados e amônia que não são recomendados durante o período da gestação e amamentação. Uma alternativa é usar tinturas naturais sem estas químicas e shampoos colorantes sem amônia. Se você quiser fazer descoloramentos, eles devem ser bem longe das raízes do seu cabelo como os ombré hair e californianas que também ficam bonitas.

O Ministério da Saúde disponibilizou uma lista de produtos e substâncias que podem ou não ser usados durante a amamentação e gestação para ser consultados e o site e-lactancia também possui um box para digitar a substância e verificar se ela representa algum risco durante este período. Veja a lista aqui: Amamentação e uso de medicamentos

O período de gestação é delicado e o período de amamentação é difícil para muitas mulheres, se sentir bonita sempre dá um ânimo a mais para conseguir lidar com tantas mudanças na vida ao mesmo tempo. Mas não corra riscos por pouco, um dia no salão com direito a fazer a unha, massagem, escova e prancha também podem te fazer sentir melhor e mais bonita, aproveite e pense em um corte de cabelo que combine tanto com cabelo liso quanto cacheado. 😉

O formol hoje em dia vem com nome disfarçado nos produtos e ele é contra-indicado, se tiver um destes nomes, tem formol:

Methanal (Metanal)
Ácido glioxílico
Óxido de Metileno
Oxymethylene (Oximetileno)
Methylaldehyde (Metil aldeído)
Oxomethane (Oximetano)
Formalina (Formalin)
Aldeído Fórmico

Leia também:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual