Dia Global do Empreendedorismo Feminino

2 min


Dia Global do Empreendedorismo Feminino
Dia Global do Empreendedorismo Feminino

Dia 19 de novembro é comemorado o Dia Global do Empreendedorismo Feminino lançado pela ONU em 2014.

Mais da metade dos negócios abertos hoje é conduzido por mulheres e elas já somam mais de 10 milhões de empreendedoras espalhadas pelo país, ainda assim os desafios de uma mulher em busca da equidade de gênero é grande e é preciso o tempo inteiro se posicionar de forma firme neste mercado antes dominado apenas pelos homens. Foi pensando nestas dificuldades enfrentadas pelas empreendedoras que a ONU lançou em 19 de novembro de 2014 o Dia Global do Empreendedorismo Feminino.

O principal objetivo desta data é fomentar, incentivar e inspirar o empreendedorismo feminino e reforçar novas iniciativas que apoiem a presença de mulheres no mundo dos negócios. Este incentivo também pode mobilizar agentes transformadores que assumam o compromisso com o fomento dos negócios femininos e sejam embaixadores desta causa.

Mulher empreendedora

Quando falamos em empreendedorismo feminino, não há como não falar em empreendedorismo materno, quando muitas mulheres após a maternidade resolvem empreender e entrar no mundo dos negócios para assim acompanhar de perto o crescimento dos filhos, grande parte destas mulheres empreendedoras também são mães e a maternidade é uma válvula propulsora que incentiva sua entrada no empreendedorismo.

Ser uma empreendedora materna não significa que as coisas serão mais fáceis, muito pelo contrário, estas mulheres estão o tempo inteiro se desdobrando entre os cuidados com os filhos, casa e ao mesmo tempo dos negócios.

Características da mulher empreendedora:

Atenção ao cliente

Mulheres geralmente dão maior atenção as necessidades dos clientes e seu produto e serviço costumam atender melhor estas expectativas.

Se capacitam mais

Elas voltam a sala de aula, procuram cursos para se capacitar e aprender cada vez mais sem medo. A proporção de mulheres com maior capacitação e escolaridade no empreendedorismo é maior que a dos homens. Elas consultam mais o Sebrae para aprender, se informar e buscar orientação sobre negócios.

Flexibilidade e organização

Mulheres conseguem conciliar melhor suas vida profissional e pessoal, principalmente quando são mães empreendedoras e o objetivo de estar mais perto dos filhos as fazem ser mais organizadas e flexíveis em relação aos desafios enfrentados diariamente.

Detalhistas, instintivas e intuitivas

Características do mundo feminino que são muito bem aproveitados no mundo dos negócios. Quem acha que esta sensibilidade feminina era uma desvantagem precisa se atualizar, na verdade elas contribuem para uma gestão de sucesso no negócio.

Determinação

Mulheres são mais corajosas e determinadas quando se trata de empreender para alcançar seus objetivos e superar suas dificuldades, principalmente pelo ambiente do mundo dos negócios ser menos acolhedor para o gênero e para mães.

Mulheres empreendedoras possuem um alto nível de conhecimento de seu negócio, disposição para crescer profissionalmente, ainda que existam inúmeras limitações próprias do contexto brasileiro e gênero, e tanto a maternidade quanto a busca por flexibilidade no trabalho são incentivos para a sua entrada no mundo dos negócios.

O que antes era um espaço dominado por homens e com pouca abertura para mulheres tem se tornado um ambiente ocupado hoje, em sua grande maioria por mulheres e; ainda que as dificuldades sejam desafios diários elas não são impeditivos que façam uma mulher determinada e disposta a alcançar seus objetivos, desistir.

Yes, we can! O dia global de empreendedorismo feminino esta aí para nos mostrar o quanto estamos fazendo diferença!

Leia também:

 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)