10 Bobagens que mães que amamentam ouvem

Daria um livro a lista de coisas que mães que amamentam ouvem e que não faz sentido algum.3 min


Veja uma lista com as bobagens que mães que amamentam ouvem o tempo todo.

É sempre a mesma história, a mãe começa amamentar o filho e logo um batalhão de gente se sente no direito de falar bobagens sobre tudo na vida dos dois.

Contam histórias de 1800 e bolinha cheias de dicas da vovozinha, contam a história da “amiga da prima da cunhada do vizinho” que fez diferente de você. Começam a entender de fisiologia da mama, funcionamento do corpo humano na produção do leite e até arriscam pitacos no campo da psicologia da amamentação.

Com tanto expert no tema, dá pra se perguntar porque os números de crianças amamentadas no peito ainda são tão baixos no Brasil.

A seguir, uma lista das maiores bobagens que mães ouvem quando amamentam. E minha contribuição nas respostas, sempre ácidas, claro.

1. O leite virou água/sangue/chá e todas as variações que o povo inventa.

Jura? Bem, se você sentir sede, já sabe onde procurar e a temperatura é ambiente.

2. O leite não serve mais. (Depois de 6 meses, 1 ano e 2 anos de amamentação)

Pra você não serve mesmo, ele é adaptado especialmente para o meu filho (com direito a piscadinha pra pessoa nesta hora).

Todas as mães que decidem levar a amamentação pelo tempo que a Organização Mundial de Saúde recomenda, estão muito bem informadas que amamentar não é só alimentar.

Ainda que esta idéia de não sustentar seja ridícula porque quando o bebê que já come outras coisas fica doentinho, adivinha do que ele se alimenta? Sem contar os benefícios nutricionais que ainda existem no leite após o segundo ano de vida.

leite materno benefícios, benefícios do leite materno, bobagens

3. Não quer um paninho pra se cobrir?

Não, obrigada. A não ser que você queira se cobrir. Falta de respeito e hipocrisia devem mesmo ser bem cobertas com um paninho. Tá aqui, um com cheirinho de leite azedo pra você.

Nenhuma mãe deve ter vergonha de alimentar seu filho onde for preciso. Em uma sociedade onde mulheres nuas aparecem na TV o tempo inteiro é um tanto paradoxo esse pudor todo com uma mãe que amamenta.

4. Ele acorda demais porque mama no peito.

Ah claro, porque todo bebê já nasce sabendo dormir. Existem tantos bebês por aí que não mamam no peito e continuam acordando. Aliás, existem tantas crianças com mais de 3 anos que acordam a noite e chama pelos pais.

Até parece que as pessoas não entendem que o ciclo de sono dos bebês é completamente diferente do sono dos adultos.

>> Amamentação noturna e o padrão de sono dos bebês
>> Leite materno ajuda o bebê a dormir melhor

5. Ele é tímido porque mama no peito.

Na verdade ele não gostou muito de você, é isso.

Se todas as pessoas tímidas no mundo tivessem sido amamentadas, isto seria maravilhoso. Faz as contas de quantos tímidos você conhece e pergunta pra eles por quanto tempo foram amamentados.

Pra quem acha que amamentação interfere no relacionamento social da criança, saiba que pesquisas já provaram que é o oposto. Bebês amamentados se tornam crianças seguras e bem resolvidas.

>> Amamentar aumenta capacidade emocional do bebê: o quociente emocional (QE)

6. Ele não come porque mama demais.

E você palpita porque é intrometido demais. 

É sempre a mesma ladainha. Não come porque mama demais depois que começa a comer; e, antes da introdução alimentar chora demais porque o leite não sustenta.

>> Leite materno não é um vilão na alimentação.

7. Ele chora demais porque o leite não sustenta.

Sim porque se ele soubesse falar, ia logo dizer: ô manhê manda 2 hamburgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim. #sqn

É sempre a mesma ladainha…(2) Volte a casa 6.

8. A fulana, filha da ciclana não amamentou e o filho dela é muito saudável.

Parabéns, que continue assim. Agora dá uma licencinha que eu vou ali amamentar o meu pra ele ser mais saudável ainda.

>> Evitando comparações e respeitando as diferenças

9. Mas ele mama ainda? Ou, tem leite aí ainda?

(geralmente a pergunta é feita com a pessoa vendo a criança plugada no peito mamando)

Não, ele esta assoprando meu peito pra ver se enche.

Gostou das tirinhas? Veja mais aqui: Tirinhas ácidas sobre amamentação por Suelen Maistro

>> Amamentação prolongada: 2 anos ou mais

10. Mas quantos anos ele tem?

(essa vem depois da pergunta 9)

Tem 18, não viu o chapéu de formando na cabeça?

A lista não acaba em apenas 10 bobagens, tem tantas outras que mães ouvem o tempo inteiro que atentam contra sua relação de amamentação com o filho que daria para fazer vários tópicos.

O intuito do post é chamá-las a um pensamento crítico a respeito do tema, para que você mãe que amamenta saiba que muitas outras ouvem as mesmas bobagens que você o tempo inteiro e que na maioria dos casos são opiniões que as pessoas falam sem pensar.

E que é preciso estar firme no seu propósito e não deixar que estas coisas te abalem.

Veja também:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual