Seu bebê esta sugando dedo? Entenda mais sobre a sucção não-nutritiva

3 min


3.3k shares
Seu bebê esta sugando dedo

Você não ofereceu chupeta para seu filho, mas agora esta preocupada porque seu bebê esta sugando dedo. O que fazer?

Algumas pessoas tem a falsa idéia do dedo ser pior do que a chupeta para o bebê sugar. No entanto, se o seu bebê não usa chupeta e seu bebê esta sugando dedo, não precisa se preocupar porque definitivamente o dedo não é pior do que a chupeta.

A chupeta continua sendo pior do que o dedo para sugar. Pois o dedo, ainda que não seja o ideal para o bebê ter como hábito sugá-lo (e isto depende da idade), ainda é mais anatômico do que a chupeta em seu formato, pois se assemelha à posição que o peito da mãe fica na boca do bebê quando sugado. É natural e faz parte de um hábito que ocorre desde o útero como preparação para a amamentação. A exploração oral, pode durar até mais ou menos 2 anos de idade e ainda é considerada como normal até esta idade.

A preocupação principal é aquela velha máxima de quê: chupeta é mais fácil de tirar porque é “só tirar do bebê”, enquanto que o dedo esta preso nele.

Mas vamos pensar com clareza sobre isto: é realmente benéfico tirar a chupeta do bebê de uma forma brusca? Ele vai sofrer do mesmo jeito. Tanto que mostrei como retirar a chupeta de forma gentil e sem sofrimento aqui neste artigo: como tirar a chupeta do bebê gentilmente

Ainda nesta mesma linha de pensamento de “facilidades” para os pais, a chupeta continua sendo pior, pois sempre que cair de noite, o bebê acorda a procura dela. Veja o que já falei sobre estes incômodos aqui: Chupetas e mamadeiras, um incômodo da vida das mães e dos bebês.

Ok, mas meu bebê esta sugando o dedo, o que fazer?

A princípio vamos entender o reflexo de sucção do bebê que é provavelmente um dos mais importantes desde quando ele estava na barriga, já que é sua preparação para mamar no peito da mãe. Se você tocar com o dedo o céu da boca do bebê irá perceber que ele prontamente começa a sugar o seu dedo de forma instintiva. Até os 6 meses de idade esta sucção é instintiva, importante e necessária. No entanto, quando se inicia a introdução alimentar o bebê não terá tanta necessidade de sugar como antes.

Esteja ciente de que cada vez que seu bebê exibe esse reflexo, isso não significa necessariamente que ele esteja com fome.

Sugar é uma atividade calmante e agradável para seu bebê. Os bebês também têm um reflexo mão-a-boca que vai fazer com que ele sugue não apenas o dedo, mas todos os dedos e as vezes a mãozinha toda. Isto tudo é normal e faz parte do desenvolvimento do bebê.

Crianças que mamam no peito em livre demanda geralmente não sentem tanta necessidade de sugar os dedos o tempo inteiro e quando o fazem, o ato esta mais relacionado a “conhecer o mundo que o cerca através das mãos, começando colocando os dedos e mãos na boca, logo depois os objetos” do que uma vontade simplesmente de sugar o dedo.

Então veja, seu filho esta passando pela fase oral, onde tudo que ele puder descobrir, bem como as partes de seu próprio corpo como mãos, dedos, pés, serão colocados na boca para que ele entenda e conheça aquilo. Isto não configura que esta estabelecendo um hábito oral que irá permanecer com ele.

Sucção não-nutritiva:

A sucção não nutritiva, como chupar o dedo ou sugar o peito da mãe mesmo estando sem fome, é um comportamento normal para a maioria dos bebês e crianças pequenas e está associada à sua necessidade de satisfazer a vontade de contato e segurança. A sucção não-nutritiva é fisiológica e por isso ela não deve ser proibida, além do que, fazer isto, irá estimular ainda mais a vontade do bebê em sugar.

Meu bebê não mama no peito, não usa chupeta e esta sugando o dedo.

Ainda assim, é melhor deixar que ele satisfaça sua necessidade de sucção com o dedo sem proibir pelos mesmos motivos citados acima, proibir só irá aumentar esta necessidade e logo que chega a introdução alimentar, a partir dos 6 meses de idade, a maioria dos bebês, tanto os amamentados no peito, quanto os que não mamam no peito podem parar de sugar dedos e mãos.

Usar uma chupeta não é garantia de que seu filho não vai se tornar um sugador de polegar.

Rosemarie Van Norman, em seu livro ‘Helping the Thumb-Sucking Child’, descobriu que 34% dos sugadores prolongados do polegar “começaram o comportamento de sucção habitual em uma chupeta”.

Porque neste caso, o sugar se tornou um hábito de longo prazo e não apenas uma fase de desenvolvimento oral. Então, se o seu bebê suga o dedo e isto te incomoda, dar uma chupeta para ele irá tornar algo que até então era normal em um verdadeiro problema de hábito oral.

Amamentação em livre demanda, a grande aliada.

Amamentar em livre demanda desestimula o sugar o dedo para o bebê porque ele atende suas necessidades normais de sucção no peito da mãe, não necessitando de mais nada além disto.

Então, se o seu bebê esta sugando o dedo e isto esta te incomodando, simplesmente ofereça o peito para ele. Se você não amamenta, simplesmente deixe que ele sugue seu dedo e atenda sua necessidade de sucção sem dar muita importância para ela, pois depois de 6 meses a 2 anos, este hábito provavelmente terá desaparecido da vida dele.

A maioria dos bebês que recebem estímulos positivos como mamar em livre demanda e distrações positivas, deixa o hábito de sugar o dedo sem muito esforço e naturalmente mesmo antes de 2 anos de idade.

Falando em miúdos e resumindo as questões

Todo hábito oral que se prolonga acima dos 2 anos de idade, onde o sugar para a criança é uma resposta afetiva além de um vício já instalado, se torna um problema e pode causar danos orais. Então neste caso, dedo ou chupeta, os dois podem ser ruins para além da fase oral (considerada como normal), no entanto, o dedo ainda é o menos pior. Pois, no sugar o dedo a criança se auto gerencia e sabe o quanto precisa sugar até que esta necessidade afetiva do sugar seja esquecida com distrações positivas como mamar no peito da mãe e fazer outras atividades divertidas que usem as mãos.

Já a chupeta, ainda que ela seja retirada da criança, ainda mais de forma brusca, se ela não estiver preparada para abandonar o hábito, o vício já existente pode ser transferido para outros hábitos como roer unhas ou morder objetos (como pontas de canetas, lembra?). A chupeta é inserida sem a criança pedir, retirada quando o adulto acha que deve sem saber se a criança de fato esta preparada, ou seja, tem todos os componentes para deixar mais marcas e traumas, não é mesmo?

Leia também:

 


Like it? Share with your friends!

3.3k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)