Filme Os Croods: uma lição de vida desde as cavernas

1 min


Filme Os Croods
Filme Os Croods

O filme Os Croods, faz uma clara alusão ao mito da Caverna de Platão, quando esta família da era das pedras desafia o medo e resolve explorar o que tem no mundo lá fora.

“O novo é sempre ruim, nunca perca o medo”. Esta é a regra desta família da idade das pedras, mas eu vou falar um pouco sobre o motivo de eu achar o Filme Os Croods uma lição de vida.

Será mesmo que o novo é sempre ruim? E porquê deveríamos associar o novo sempre ao medo? É certo que ter medo é uma sensação básica que fez com que os homens sobrevivessem desde a idade das pedras até hoje e claro, o medo pode nos alertar sobre o perigo e nos direcionar para caminhos mais seguros.

Na idade das pedras talvez esta regra fosse a máxima da sobrevivência, hoje em dia ela é limitante e pode te impedir de traçar caminhos novos simplesmente por medo de tentar.

Os Croods é uma animação infantil e que eu já assisti com o meu pequeno a algum tempo, mas as reflexões que a animação sugere sobre a vida serve para toda a família, principalmente os adultos.

Enquanto as crianças vão amar o cenário, os personagens, a aventura e emoção das situações vividas nas cenas, nós adultos iremos nos questionar sobre o que temos feito com nosso medo de descobrir o novo e se temos realmente usado ele para nos impulsionar e não nos estagnar.

eep_croods
A adolescente Eep em busca do novo – Os Croods é uma lição de vida

Se acomodar física e emocionalmente e não seguir a nossa “luz” interior que pede o tempo inteiro por movimento e mudança, que nos lembra que também somos seres líquidos em busca de novos caminhos, experimentações e porque não, aventuras.

Ao mesmo tempo em que a personagem principal Eep é uma adolescente que clama por mudanças, por poder ser quem ela realmente deseja e seguir seu caminho até então tão limitado pelo pai, o filme ressalta a importância da família, da união e do estar juntos.

De enfrentar os desafios que surgem na vida juntos. Mostra que a família, não importa em quantos e como ela seja, pode ser um time vencedor e que alguns conceitos antiquados principalmente na mente dos mais velhos como o pai de Eep, podem ser mudados.

A animação passa uma mensagem clara para os adultos: saia de sua zona de conforto. E como diz Eep para seu Pai Grug: “Sobreviver não é Viver“. 

Na era dos Croods, sobreviver era o objetivo, em nossa era, viver além de sobreviver é muito mais interessante. Você vai rir e se emocionar com esta animação infantil com personagens, que apesar de serem tão truculentos, estão cheios de amor entre si.

Veja o trailer:

Leia também:

 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
1
Uau
Gostei Gostei
2
Gostei
Amei Amei
3
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)