A gratidão das crianças

2 min


gratidão das crianças
gratidão das crianças

A gratidão das crianças é um sentimento de reconhecimento em relação a outra pessoa que tenha feito algo que ela aprecia, se beneficia e que a faça se sentir amada e acolhida.

Ser grato é reconhecer emocionalmente o outro que te fez um bem sem que existam amarras ou a obrigação de devolver o beneficio. Diferente de obrigado onde a mensagem que se transmite é a de que “te devo uma” a gratidão é o reconhecimento de uma graça que te favoreceu de alguma forma, principalmente emocionalmente.

Todos os dias mães são inundadas de gestos de gratidão feitos por seus filhos. Todos os dias. Você os tem percebido?

A gratidão das crianças é uma das mais belas de se observar porque ela é sincera em sua totalidade e cumpre completamente a sua função. Eu sou mãe de um menino de 2 anos e meio e por vezes o ví sendo grato a mim por pequenas coisas diárias e isto me enche de felicidade. A verdadeira gratidão te motiva e te transmite uma energia positiva que aquece seu coração. Te impulsiona a fazer mais e melhor, te motiva a fazer o bem, sempre.

Leia também:

Crianças reconhecem o amor nos gestos, no toque, nos cuidados e são sempre gratas por isto. Quantas vezes você não recebeu de seu filho um olhar sorridente e brilhante depois de abraçá-lo ou simplesmente lhe dar um banho ou trocar uma fralda?

Muitas vezes eu recebi esta mesma gratidão fazendo coisas muito simples e que para muitos não valem nada. Quando faço o prato preferido do meu filho, ele fica feliz e logo me dá um beijinho de agradecimento. Quando ele ganha alguma coisa que gosta muito, quando recebe um abraço, o ajudo com qualquer pequena coisa diária ele me devolve sua gratidão em olhares, sorrisos, beijinhos, abraços e agora nesta idade carinhos no rosto, tapinha nas costas. Assim como faço com ele. É natural, é sem pedir. Acontece o momento.

Crianças são como esponjinhas, absorvem tudo ao seu redor. Se o que ela tem é um ambiente de amor, respeito e reconhecimento é isso que ela vai te devolver num embrulho para presente chamado gratidão.

De repente você vai se pegar fazendo algo que muitos consideram tão pequeno e para o teu filho é grande porque o cuidado para ele é também uma demonstração de amor. Quem ama, cuida. E no mundo das crianças este ditado é literal e nem deveria ser diferente no mundo dos adultos. Quem cuida e ama recebe a graça: um sorriso maroto, um abraço apertado, um beijinho sincero e assim que aprendem, o “te amo” falado.

Receber uma graça e ter gratidão, nem sempre é preciso dizer, nem sempre é preciso apontar o que é, se a gratidão é também reconhecimento, nada mais lindo do que recebê-la também em forma de emoção.


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)