Saudade é uma palavra difícil de descrever. Saudade é uma sensação de vazio, talvez triste, mas as vezes alegre. Saudade é querer que o passado volte. Desejar que alguém volte. E que tudo aconteça de novo. A saudade do bebê que cresceu é definitivamente um dos sentimentos mais ambíguos que poderíamos sentir como mães.
Seu bebê cresceu. Há agora uma pequena criança, adolescente ou adulto que alegra seus dias e que você ama intensamente. Meu peguei pensando que esta saudade do meu bebê que cresceu vai me acompanhar pelo resto dos meus dias.
Esta saudade não é triste. Ela me faz olhar fotos e vídeos com gratidão e desejo de ser a mãe de hoje naquela época. Quantas coisas poderíamos ter feito de uma maneira diferente com a experiência que temos hoje? Quantas coisas poderiam ter sido mais fáceis e tranquilas agora que sabemos que tudo ia ficar bem?
A criança ou o adolescente que você tem hoje em casa e até o adulto…era aquele bebê. Lindo, inocente e totalmente dependente de você. O tempo passou e o bebê cresceu. Ganhou o mundo ao seu redor. A sensação de quê éramos tudo e o mundo para o bebê vai diminuindo com o tempo. O tempo passa, nós ficamos. Mães presentes para dar colo, amor e tudo que nossos filhos precisarem. O bebê se foi…e seu lindo filho cresce a cada dia mais e mais.
As vezes me pego olhando vídeos e fotos, daquele ser tão inocente e pequeno. Desejo estar lá, naquele doce momento. Mas também desejo estar aqui, acompanhando nosso grande progresso. E como nós progredimos diariamente como mães, não é mesmo? Nosso bebê cresceu, mas nós também estamos crescendo como pessoas melhores a cada dia.
Se tem algo de maravilhos e divino que a maternidade nos proporciona diariamente é nosso crescimento e amadurecimento como pessoas. Nos tornamos pessoas melhores porque queremos mostrar o melhor de nós para nossos filhos.
Queremos dar exemplo e por isso nos esforçamos. O bebê cresceu e nós também. Me sinto grata e lisonjeada pela vida ter me presenteado com um bebê maravilhoso, uma criança fenomenal e provavelmente, um adulto excepcional. O bebê se foi, a criança em breve também irá. A saudade, ahhh. Essa com certeza irá ficar.
Leia mais:
- Os filhos vão crescer sem perceber, nós desejaremos mais tempo
- O lado bom: 10 razões em que você é grata ao seu bebê
- Nossos filhos são como esponjas: que absorvam sempre o melhor de nós
- Atenda o choro do bebê: segundo pesquisa pais devem dar colo e atender seus bebês
- Os filhos vão esquecer… por Silvana Santo