Me respeite, tenho filhos! A desafiadora jornada dos pais

1 min


Os filhos são o que há de mais importante na vida dos pais.

Mães e pais estão diariamente tentando fazer o melhor para seus filhos. E de vez em quando precisamos de um pouco de fôlego nesta jornada. Mas também precisamos de acolhimento e apoio.

O Beto Lima, do instagram EuPapai nos presenteou com uma linda prosa poética sobre esta jornada da parentalidade em palavras muito claras.


Me respeite, tenho filhos.

Não sou melhor nem pior. Mas sou muito diferente de você que ainda não tem filhos. Respeite meu cansaço, minha dupla jornada. Às vezes simplesmente não consigo estampar no rosto ou em gestos minha felicidade. Não que ela não exista, mas acredite: tem todo um universo que você desconhece que às vezes a deixa ali bem escondida, em algum lugar do coração.

Respeite minhas noites mal dormidas, minhas olheiras. Se tenho adoecido mais que o normal. Já virei muitas noites na balada quando mais jovem, mas meses sem dormir direito você há de convir que é um tanto quanto desgastante.

Respeite minhas neuras. Sim, é enlouquecedor. Com o tempo resgatamos boa parte da nossa consciência. Mas até lá, por favor, respeite. O julgamento dói.

Muitas vezes até poderíamos fazer mais, mas simplesmente não conseguimos. E, posso falar a verdade? Muitas vezes não queremos fazer mais. De propósito. Pela nossa sanidade mental.

Respeite se trato minha criança como criança. Logo mais, não terei este privilégio.

Respeite as nossas faltas. Nossa prioridade são nossos filhos.

Preciso te dizer isso: nossa prioridade são nossos filhos, não vocês. Por mais que eu te adore. Não é pessoal. Respeite.

Ter filhos nos coloca em outra dimensão de vida. O que eu estaria fazendo neste exato momento se não tivesse filhos? Provavelmente algo muito bom. Que me faria sentir saudades daquele tempo. Mas nem lembro.

Respeite. Tudo fica mais leve assim. Inclusive para que você se sinta respeitado quando chegar a sua vez. Eu torço para que chegue.

Leia também:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual