Chega de mulheres pressionadas: a hora de mudar o discurso é agora

2 min


Mulher é pressionada o tempo inteiro. Quando não é o típico discurso de que esta na hora de casar, quando casa o discurso muda para a famosa pergunta de quando você vai ter um bebê. Chega de mulheres pressionadas!

As coisas pioram quando o primeiro filho nasce e a pergunta então começa a ser quando você vai dar um irmãozinho para o seu filho. A pressão não acaba nunca e quando você realiza algumas das expectativas dentro do “padrão”, mesmo que por sua própria vontade, as pessoas encontram outras coisas para te pressionar.

Isto tudo além de ser parte de uma sociedade que tem um comportamento que padroniza mulheres é também parte de alguns preconceitos enraizados ao longo do tempo.

Veja só:

Quando você estava solteira, viviam te perguntando quando você arrumaria um namorado…
Quando você namorava, com certeza viviam te perguntando quando você iria se casar.
Quando você casou começaram a te perguntar quando você teria um bebê.
Quando você teve seu primeiro bebê começaram a te perguntar quando você daria um irmãozinho para ele.
E olha só que loucura, se você por acaso tiver tido um terceiro ou quarto filho, começaram as perguntas sobre quando você iria parar de ter filho.
Se você é mãe solo, te chamam de mãe solteira, como se seu estado civil tivesse alguma ligação com o fato de você ter se tornado mãe.
Se você é separada, provavelmente já deve ter ouvido comentários a respeito de que a mulher é quem faz o casamento dar certo e pelos filhos continuam juntos.

Leia também:

Se você diz que não quer ser mãe…

“Óh céus, que horror, uma mulher renegando a própria natureza instintiva da maternidade!”
Leia aqui: Maternidade Consciente: ser mãe não é para todas

Se você diz que terá apenas 1 filho…

“Tadinho do seu filho, vai crescer sozinho, mimado e egoísta.”
Leia aqui: Ser filho único não é solidão, ter irmãos nem sempre é ter amigos

Se você não quer casar…

“Deve ser porque ninguém te atura!”

Se você expressa o desejo de ter uma família grande, com mais de 2 filhos…

“Gente, pra quê tudo isso?”

Ou seja, não dá para agradar ninguém, principalmente quando o assunto é a sua vida pessoal. E quer saber? Você não precisa agradar ninguém mesmo.

Não se deixe levar por tanta pressão, não se sinta intimidada e faça as coisas do jeito que você irá se sentir mais feliz, os outros são apenas os outros e nada mais. 😉 E você, desatento que vive falando este tipo de coisa para um mulher, ou pior, se você for uma mulher que fala isto para outras mulheres: vira o disco!


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual