Tempo de leitura deste artigo:6 minutos

Você já ouviu falar em regressão do sono do bebê?

A regressão do sono do bebê costuma acontecer por volta dos 4 meses de idade. De repente seu pequeno bebê que antes dormia bem e até noites inteiras passa a acordar de novo e sem explicação.

Ainda que o bebê dormisse longas sonecas de tarde e até várias horas por noite, aquela rotina que antes parecia funcionar tão bem se torna uma grande bagunça. Muitas mães acham até que seu leite não é suficiente para o bebê. Certamente que não.

O que esta acontecendo? Otite? Dente precoce? Mudança de personalidade súbita e dramática? Provavelmente também não!

Provavelmente o que esta acontecendo é a regressão do sono do bebê que acontece por volta dos 4 meses de idade.

Ela marca uma mudança permanente nos hábitos de sono do seu bebê. Os ciclos de sono do bebê são diferentes dos ciclos de sono dos adultos. E conforme o cérebro do bebê amadurece, seus padrões de sono mudam para ir se tornando ao longo do tempo mais parecido com o ciclo de sono dos adultos.

A regressão do sono do bebê de 4 meses é um marco de desenvolvimento muito normal, muito saudável, assim como aprender a caminhar e falar. Então, se seu bebê está atualmente passando pela regressão do sono de 4 meses, parabéns – seu crescimento e desenvolvimento estão caminhando bem!

O que causa a regressão do sono do bebê aos 4 meses?

Antes de 4 meses, quando um bebê adormece, ele entra imediatamente em um sono não-REM mais profundo. Aos 4 meses, quando o sono se torna mais “maduro”, seu bebê não entrará imediatamente naquele estágio de sono profundo não-REM assim que adormecer. Em vez disso, ele entrará em um estágio de sono mais leve de não-REM.

Quatro meses também é a idade em que alguns bebês começam a rolar. Isso significa que não é mais seguro deixar o bebê enrolado como em um charutinho. A desvantagem é que a maioria dos bebês nessa idade ainda tem alguns, se não todos, o reflexo de susto por estar mais “solto” do que ficava na barriga.

Aos quatro meses, começamos a ver os padrões de sono amadurecerem e as noites se consolidarem. Isso significa que seu bebê que já estava dormindo até as 7:00 ou as 8:00 da manhã pode começar a mudar seu horário de alerta natural antes.

Então é preciso começar a mudar a hora de dormir para mais cedo. É um equívoco muito comum achar que adiar as sonecas ou colocar o bebê para dormir tarde o fará dormir mais, muito pelo contrário, o efeito vulcânico que isto causa pode piorar tudo.

Os bebês aos quatro meses estão cada vez mais conscientes de tudo ao seu redor.

Como lidar com a fase de regressão do sono de 4 meses?

As regressões de sono do bebê costumam acontecer entre 8 e 10 meses de idade, diminuem dos 18 meses aos 2 anos de idade. A regressão do sono de 4 meses é a mais significativa porque além de ser a primeira, pode ser mais intensa também.

Enquanto as regressões de sono dos outros meses passam em algumas semanas e o bebê volta ao normal, as mudanças que acontecem no sono do bebê aos 4 meses de idade costumam ser permanentes.

Mas não se desespere. Tente lidar com a situação da melhor forma que puder, peça ajuda para minimizar o cansaço e a frustração.

Estratégias para incentivar seu bebê a dormir mais durante a regressão do sono de 4 meses:

  • Continue ajudando seu bebê a adormecer como sempre fez. Amamentar para dormir é uma ótima maneira de ajudar ao bebê a se acalmar e pegar no sono, não se preocupe com o mito das “associações” de peito e sono, pois, além disto não fazer sentido, com o tempo seu bebê vai aprender a dormir sem o peito – no tempo dele, que é o tempo adequado.
  • Tudo bem ninar o bebê. O balanço pode ser uma ótima maneira de acalmar seu bebê exigente e ajudar a provocar uma soneca que de outra forma não aconteceria. Este balanço no colo pode ser simplesmente seu andar para lá e para cá, pois isto o irá lembrar de quando estava dentro de sua barriga.
  • Peça por ajuda! Este é o momento de buscar apoio com amigos e familiares. Deixe outras pessoas (que você confia) ficar um pouco com o bebê enquanto você tira uma soneca.
  • Cante para o seu bebê. Canções de ninar acalmam e acredite, não precisa ser uma boa cantora ou afinada, seu bebê ama sua voz de qualquer jeito!
  • Atenção: se você percebeu que está gastando horas usando todos os seus truques para que o bebê durma, ele pode estar querendo lhe dizer que ele precisa adormecer por conta própria ou que esta na hora de tentar algo novo.

Tenha em mente que as soluções são de curto prazo, pois, sono é marco de desenvolvimento e até que ele esteja completamente estabelecido na vida do seu filho, o sono dele ainda não será como o de um adulto e haverão variações e algumas surpresas na rotina, normalmente.

Tudo se trata de olhar para o seu filho e observar quais são suas necessidades a partir desta nova fase. As vezes pensamos que, porque começamos de uma maneira (sempre cantando para dormir, balançando para dormir, segurando bebê para dormir), é assim que o bebê sempre precisará dormir.

Mas quando estas coisas param de funcionar, precisamos pensar em algo novo para ajudar o bebê a dormir ou simplesmente deixar que ele se acalme e durma sem muita interferência externa.

Estar consciente das fases de desenvolvimento do bebê e quando elas acontecem podem te ajudar a passar por estes desafios maternos de forma mais tranquila, centrada e focada em tentar soluções que sejam respeitosas com o seu bebê e que principalmente, não piorem ainda mais sua situação.

Leia também:

Deixe um Comentário

comments