Tempo de leitura deste artigo:3 minutos

Por que o bebê chora com outras pessoas e não fica no colo de quase ninguém que não seja o colo da mãe? As vezes nem mesmo o colo do pai deixa o bebê feliz.

De fato, saber o por que o bebê chora com outras pessoas e não se sente a vontade no colo, as vezes, até mesmo do pai, pode te ajudar a lidar melhor com esta situação.

Os bebês chegam ao nosso mundo e para eles tudo é muito novo. De uma barriga quentinha, escura e com sons característicos, ele vem para um mundo enorme onde passa a maior parte do tempo “solto” de quem ele sempre esteve ligado: sua mãe.

O que antes para o bebê era um só: ele e sua mãe, agora se tornou dois.

Acontece que o bebê não sabe disto e ainda acha que ele e a mãe são apenas um. Por isso que a exterogestação é tão benéfica para o bebê. Veja o que já falei sobre isto aqui: Exterogestação: a gestação do colo

1. Deixe o bebê criar vínculo com outras pessoas

A primeira coisa a se fazer para tentar diminuir a angústia do bebê em estar com outras pessoas é ajudá-lo a criar vínculo com aquela pessoa. Afinal de contas, você ele conhece desde a barriga, os outros não. E para fazer isso, trazer as pessoas para o dia a dia do bebê e deixar que elas façam algumas coisas por ele como trocar fralda ou dar banho, vai ajudar o bebê a conhecer pouco a pouco aquela pessoa.

2. Atenda o choro e não prolongue o desconforto

Se  seu bebê esta chorando no colo de alguém, o pegue de volta e crie assim uma relação de confiança e segurança. Assim o bebê vai saber que você não irá deixá-lo chorando no colo de ninguém, que você esta presente quando ele chama por você e não se sentirá abandonado no colo dos outros. Fazendo isto, você mostra ao seu bebê que ainda que ele esteja no colo de outras pessoas, você esta por perto para atendê-lo.

3. Crie momentos de descontração do bebê com a outra pessoa

Mesmo em seu colo, você pode incentivar o contato do bebê com outras pessoas, permitindo que elas conversam e brinquem com ele. Assim a aproximação vai acontecer de forma gradual e respeitosa, o bebê vai se sentir mais a vontade com o tempo e em breve se sentirá tranquilo no colo de outras pessoas.

Nunca force seu bebê a ficar no colo de ninguém chorando só para agradar a outra pessoa. Respeite os sentimentos do bebê e dê tempo a ele para conhecer as pessoas de forma gradual e tranquila.

Leve sempre em consideração que cada bebê tem um perfil e embora alguns sejam mais extrovertidos e ficam no colo de qualquer um sem chorar, não significa que todos tenham que ser assim. De repente seu bebê é mais introvertido e prefere o colo apenas de pessoas muito próximas a ele, mesmo assim, esta tudo bem.

Leia também:

Deixe um Comentário

comments